Mudar de ares choca de frente com os custos na Madeira


S ou um pequeno empresário que vai investir nos Açores porque o acesso à PRR é mais transparente e há um quadro de apoio ao tipo de empresa que tenho. Preciso de crescer, investir fora da Madeira e inovar porque senão é provável que estagne e depois vêm os problemas. Sem dúvida que nada é fácil, estamos tramados por aquilo que a Covid provocou nas contas de todas as empresas mas, bola para a frente.

Tenho experiência com o transporte de carga para a Madeira e agora estou a ter as mesmas ações de gestão e logística nos Açores, mas com outros preços quando a distância até é maior em relação a Lisboa. Reparem que isto não anda nada bem para empresas de transportes, seus custos e preços! Quero ressalvar a sua luta. Mas, apesar do momento que vivemos, é extraordinário o que vejo.

Sabia-se que a Madeira era cara nos transportes, quer marítimos quer aéreos, mas encarando a realidade, vendo números, deixa de ser caro para passar a uma exploração. A situação é a seguinte para contentores completos só para um cliente, ou seja, não grupagem, posso comparar Lisboa para Madeira e Porto Santo e Lisboa para São Miguel/ Terceira e as restantes ilhas. Um contentor de 20 pés desde Lisboa para a Madeira é mais 29 cêntimos por Km (multiplica por +- 950km) do que de Lisboa para São Miguel ou Terceira (centralidades +- 1400 km). Se for para o Porto Santo é mais 65 cêntimos por Km do que a restante tabela para outras ilhas dos Açores. Nas mesmas condições, mas com contentores de 40 pés, de Lisboa para a Madeira são mais 51 cêntimos por km e de Lisboa para Porto Santo são mais 88 cêntimos por km, comparativamente a São Miguel e Terceira no primeiro caso e restantes ilhas no segundo.

*

CM: o autor mandou documentos, no entanto, o CM para garantir anonimato do autor e fornecedores não publica os mesmos mas, estivemos a conferir. E o que está escrito é rigorosamente verdade.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira