Marina do Funchal: incompetência q.b. !

Abrandou o mau tempo no mar mas,
mais uma vez repetiram-se as cenas.

Os problemas da Marina do Funchal relativamente à segurança das embarcações do Funchal devem-se a duas 2 grandes causas:

  1. O Cais 8.
  2. A alteração da "Boca" da Marina.
Explicando: a "Boca" da Marina foi alterada com uma maior abertura aquando das obras na foz da Ribeira de São João e também alteraram o ângulo da mesma abertura fazendo com que a ondulação quando se faz do quadrante Leste e Sudeste entrem pela Marina dentro, com a agravante do Cais 8.

Antes da existência deste cais, todo o mar que vinha destes quadrantes eram absorvidos pela praia ali existente e pela parede do cais da cidade. Ao construírem o Cais 8, alteraram toda a dinâmica do movimento das águas (correntes), essa água agora é divergida e empurrada para dentro do porto fazendo com que o plano de água do mesmo parecer um caldeirão a ferver, com águas descontroladas em varias direções o que provoca a entrada dessa água turbulenta para da Marina do Funchal

Com temporal, o plano das águas da Marina é um inferno com vagas de mar com 2 metros, entram e destroem os locais de amarração das embarcações. Durante esta semana teremos o vento e o mar destes quadrantes nada favoráveis, teremos uma semana de Inferno, e isto não é "Mau Tempo"! Por enquanto é só vagas de 2 metros o que temos, com vento fraco. Se com esta vaga viesse vento forte, a vaga iria duplicar de altura e de potência, aí, tal como em Dezembro de 2013, isto vai partir tudo e haverá embarcações verdadeiramente danificadas, é só uma questão de tempo se nada for feito.

A ser corrigido, já enviei vários croquis à Dra Cabaço (que me pedia opiniões, mas que deixou de o fazer quando a chamei de incompetente em vários artigos meus), a entrada da Marina tem que ser mais fechada, pela parte do Cais Norte da Marina.

Miguel Sá

Enviado por Denúncia Anónima.
Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira