Dicas do dia eleitoral. VÁ VOTAR!

Casos comuns, levar:

  • Horário de funcionamento sem interrupções: das 8h às 19h.
  • Cartão do cidadão (de preferência). Como alternativa pode se identificar com um documento que tenha uma fotografia atualizada e que utilize habitualmente para identificação, como a carta de condução ou o passaporte. O velho cartão de eleitor não é aceite.
  • Caneta
  • Máscara
  • Sugere-se álcool gel (apesar de haver no local)

Pormenores e situações especiais:

- Por recomendação do Governo, as pessoas infetadas com covid-19 ou em isolamento por serem consideradas um contacto de risco, devem concentrar o exercício do direito de voto de preferência entre as 18h00 e as 19h00 apenas para votar.

- As pessoas em isolamento que se desloquem para votar estão obrigadas ao “uso permanente de máscara facial cirúrgica ou máscara FFP2”. Todos os eleitores devem desinfetar as mãos antes e após a manipulação do boletim de voto, usar a sua própria esferográfica ou caneta. Quem estiver isolado e for votar, deve/ recomenda-se a deslocação para as mesas de voto a pé ou em transporte próprio. Deve manter distância de outras pessoas, reforçar a higienização das mãos e a etiqueta respiratória.

- Caso opte por se identificar com o cartão de cidadão e este esteja caducado, poderá exercer o seu direito de voto se o cartão tenha caducado a partir de 24 de fevereiro de 2020, desde que tenha comprovativo de agendamento da renovação. 

- Caso não tenha consigo nenhum daqueles documentos, é ainda admissível que dois cidadãos eleitores atestem, sob compromisso de honra, a sua identidade. A identificação também pode ser feita por reconhecimento de todos os membros da mesa de voto.

- O direito de voto é exercido no local onde está recenseado. Se mudou de residência, mas ainda não atualizou o cartão de cidadão, deverá votar na morada anterior. Depois de atualizar a morada (que é obrigatório), a atualização é automaticamente feita no cartão de cidadão. O local de voto será afeto à nova morada. Fez a atualização da morada há pouco tempo? Também neste caso é possível que ainda tenha de votar no local de voto correspondente à sua morada anterior. Para estas eleições, só contam as atualizações feitas até ao dia 25 de novembro de 2021.

- Pode saber onde vai votar através da Junta de Freguesia e Câmara Municipal ou no site do Ministério da Administração Interna. Neste caso, basta inserir os seus dados pessoais e conseguirá facilmente saber qual é o seu local de voto. Em alternativa, pode instalar a app MAI Mobile ou enviar, para o 3838, uma SMS com o seguinte conteúdo: RE (deixe um espaço de seguida) n.º de identificação civil sem as últimas letras e dígitos (deixe outro espaço) data de nascimento AAAAMMDD.