Decantando o Albuquerque

  

Ampliar

A lbuquerque visita hoje o terreno de uma nova ETAR e parece que nunca saímos do tratamento primário. Acompanhem o que diz a notícia e localizem na imagem por onde ficamos:

Nesta nova componente da ETAR no Lazareto inclui-se o tratamento primário e o tratamento de lamas que completará o tratamento necessário. O processo de desidratação das lamas primárias, incluindo o sistema de estabilização das mesmas com cal apagada, será instalado num edifício constituído por salas devidamente ventiladas e desodorizadas, incorporado no piso térreo. Também no piso térreo e superior ficarão alguns equipamentos e/ou espaços de apoio à exploração (como, por exemplo, instalações sanitárias, oficina, salas de quadros eléctricos gerais e gerador, sala para armazenamento de reagentes, sala para formações, sala de arrumos, copa e refeitório, sala de comando, gabinete médico, gabinete do diretor e outros gabinetes, etc). No piso superior, ficarão todas as salas de apoio à exploração, comando e supervisão. A cobertura ficará destinada à implantação de painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica, aproveitando a energia solar. Para tal ficarão expostos a sul. À excepção do Piso 1, todas as áreas serão cobertas por um sistema de desodorização com capacidade suficiente para o tratamento do ar viciado.

Boa sorte para esta zona! O conforto de funcionários e bactérias estão garantidos.

Se quiséssemos ser uma terra que aproveita bem os fundos comunitários, sem problemas com ETAR's, descargas e cheiros na vizinhança, então optaríamos por tratar realmente as águas residuais com todas as fases. O objectivo da ETAR é devolver a água ao meio ambiente, em condições ambientalmente seguras. Consegue-se com 5 fases:

1. Tratamento Preliminar - Numa primeira fase, as águas residuais, produzidas pela população através do uso doméstico ou pelas indústrias, chegam à ETAR onde são filtrados e separados os resíduos de maior dimensão.

2. Tratamento Primário - Em seguida, as águas residuais passam pela Decantação Primária, onde as partículas sólidas em suspensão são eliminadas por ação da gravidade.

3. Tratamento Secundário - As águas residuais sofrem um Tratamento Biológico, com bactérias que digerem a matéria orgânica existente. A seguir, passam pela Decantação Secundária, que permite o depósito das lamas resultantes da ação das bactérias.

4. Tratamento Terciário - Nesta etapa do tratamento, as águas residuais são submetidas a uma desinfeção e remoção de nutrientes. Removem-se as bactérias, os sólidos em suspensão, os nutrientes em excesso e os compostos tóxicos específicos, tornando-as mais puras. Depois de passar por este tratamento, a água pode ser usada na agricultura, na rega de campos de golfe, na rega de espaços verdes, na lavagem de pavimentos e ruas, entre outras utilizações possíveis.

5. Descarga Final da Água - Finalmente, a água é devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras.

Pergunta: não é normal termos sempre problemas com ETAR's?
Certeza: pela área que visita já se sabe a qualidade do investimento.

Enviado por Denúncia Anónima.
Terça-feira, 11 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira