Ahh cão! A vacina!


T odos sabemos que a Covid-19, apesar de já ter sido pior, ainda tem uma logística pesada e morosa para que os serviços médicos correspondam às necessidades da população. O transporte de vacinas a uma temperatura extremamente baixa resolveu-se, mas ninguém ultrapassou a situação da pesada logística para vacinar e testar. Vem isto a propósito de duas situações, uma séria e outra no âmbito do humor.

Não se compreende que uma empresa portuguesa, tendo desenvolvido uma vacina contra a Covid-19, esteja há seis meses à espera de um apoio estatal, sendo ela ainda por cima administrada por via oral. Como toda a logística atual da vacinação implodia com ganhos indiscutíveis de tempo! A empresa só precisa de 20 a 30 milhões que servirão, depois dos ensaios em animais que provaram a sua eficácia, avançar no resto do projeto, ou seja, fazer os ensaios clínicos em pessoas e chegar com a vacina ao mercado. Acho que 20 a 30 milhões comparados com 300 milhões de outros é uma ninharia que vale o risco, o capital de risco, e pode colocar Portugal no mapa. Vamos a tempo? É uma solução prática para podermos voltar à normalidade com ganhos imensuráveis. Falta arrojo e expediente, é um belo exemplo do porquê da massa cinzenta e as empresas fugirem de Portugal. Comparação, o Cais 8 custou 23 milhões de Euros, a Marina do Lugar de Baixo mais de 100. Até a Madeira poderia financiar...

E agora o humor. Curioso é que, há menos de um ano, um político trouxe um Sound Bite, a gosto da comunicação social que os vende como notícias e angaria curiosos em vez de leitores. Lembram-se da ideia peregrina de Miguel Albuquerque e os cães pisteiros da Covid-19 na Madeira? (link) Dizia ser um "projeto piloto com provas dadas" e que já estavam a treinar os animais para serem testados no Aeroporto da Madeira, aí detetariam as pessoas infetadas com o vírus para prescindir dos testes PCR. Ora aqui está o outro ganho na logística da Covid-19 depois da vacina oral. Se fosse exequível! Gastamos nas últimas contas (não consta que foram feitas pela candidata Dantas) 66 milhões de Euros em testes, mais do dobro da necessidade da empresa da vacina oral. Parece que quem fez humor no CM naquela altura (link) acertou na mouche, nunca mais tocaram no assunto. Como envergonha o Governo Superlativo e os jornalistas sem comprovativo fez-se por esquecer, até hoje.

Gente séria à mercê de políticos de brincar.

Enviado por Denúncia Anónima.
Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2022
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira