100 dias de paixão

 

O CM ainda não tinha feito os 100 dias de Calado na CMF.

N apoleão, depois de escapar do exílio da Ilha de Elba, governou a França durante 100 dias antes de ser definitivamente derrotado. O problema de Napoleão é que em 1815 não havia jornais que promovessem Napoleão senão hoje falaríamos todos a língua francesa com sotaque madeirense.

Em 2022 os jornais moldam as imagens e mudam as opiniões de modo a perpetuar no poder quem os paga. E só por isso dei-me ao trabalho de contar quantas referências a Pedro Calado foram publicadas num dos jornais, tido como independente, nesta terra de jornalistas subservientes.

E veja-se só que, nos 100 dias à frente dos destinos do Município do Funchal, a foto de Pedro Calado apareceu 96 vezes, o que dá, mais ou menos, uma por dia. Sim, é obra! (e sim, é uma piada rasca sobre pedreiros!)

Mas se a foto de Pedro Calado apareceu 96 vezes, o que dizer das 246 referências abonatórias e de nenhuma crítica ao seu bom nome? É obra! 

E repare-se que nem aquele pequeníssimo erro de devolver o Tribuna da Madeira ao remetente por não ter a foto dele na primeira página, foi notícia na outra imprensa. Será narcisismo da outra imprensa ou obra?

Comparando com o seu antecessor, Pedro Calado em 100 dias apareceu nos jornais 1.58 vezes mais do que Miguel Gouveia nos quatros anos em que esteve à frente dos destinos do Funchal. Das duas uma, ou Miguel Gouveia andou a pastar sem fazer nada que merecesse ser notícia, ou Pedro Calado, em 100 dias, incluindo domingos e feriados, veio mostrar como se governa a Câmara para a fotografia. É obra!

A promoção que a imprensa faz à pessoa de Pedro Calado roça o provincianismo narcisista próprio de uma imprensa de bairro, só comparável ao famoso “Komsomolskaia Pravda” ou ao “El Universal” da Venezuela que, como se sabe, foi adquirido por um grupo ligado a Maduro.

Não sejamos mauzinhos. Pedro Calado é definitivamente mais bonito do que Miguel Gouveia e isso vende jornais. Mas se os jornais vendem mais por ter a foto de Pedro Calado, já experimentaram publicar a foto do Brad Pitt ou do Keanu Reeves?

A continuar assim, nos quatro anos de mandato, serão 1460 fotos de Pedro Calado que poderão enriquecer o espólio do Museu Vicentes. É obra!

E nem o Correio da Madeira escapa à beleza de Pedro Calado porque, em cinco anos, já publicou 36 fotos de Pedro Calado e, pelo que se sabe, ainda não é das obras!