Velocidade Furiosa 11

 

E stamos em tempos loucura, os números de novas infeções aumentam de dia para dia, o Fórum Madeira e o Madeira Shopping estão cheios de gente inconsciente que optou por fazer as trocas de Natal, ignorando a realidade de uma pandemia, cúmplices da ignorância de um Governo Regional que teima em fazer tudo ao contrário de Lisboa porque acha que os madeirenses são imunes.

Mas não é de política, ou da falta dela, que escrevo hoje para o Correio da Madeira, mas sim de outra pandemia que se alastra nas estradas da Madeira.

Como vivo no Caniço, todos os dias utilizo a Via Rápida para ir e vir do trabalho mas agora evito fazê-lo depois das 21H00. Costumo conduzir no limite da velocidade legal se a via o permitir, mas ontem corri sério risco de vida para concluir que não é só a COVID que mata.

Nesta época de festas, o risco de conduzir depois das 21H00 na Via Rápida é grande, com gente inconsciente que acha que é herói. Vi três e, não um ou dois condutores, talvez embriagados por ponchas da Placa Central a conduzir perigosamente colocando em causa a segurança das pessoas.

É nestas ocasiões que pergunto para que serve o aviso de câmaras de vigilância que a Concessionária Via Litoral coloca à entrada da Via. Porque fica bonito?

Não me venham impingir a ideia de que o problema é da Polícia de Segurança Pública ou a GNR, por estarem com todos os seus elementos ocupados na manutenção das regras sanitárias do COVID, e não ter ninguém para fiscalizar as velocidades e as manobras perigosas. Se um radar permite à polícia autuar um prevaricador porque é que as câmaras de vigilância e o sistema de cálculo de velocidade que a Via Litoral tem não o permite? A lei não permite que os funcionários da Via Litoral possam registar o delito? Então porque é que não se destaca um elemento policial para a vigilância das câmaras da Via Litoral?

Ontem, por duas vezes, fui quase abalroado por viaturas que se metiam abruptamente na minha faixa obrigando-me a travar a fundo e pior de tudo, um idiota que achou de ser simpático abrandando bruscamente a velocidade para dar prioridade a duas viaturas numa entrada da Via Rápida podendo causar um acidente em cadeia.

E se tudo isto não bastasse, dois parvalhões que ofendem o nome "Motard" passaram a uma velocidade, que nem consigo precisar, fazendo manobras perigosas entre faixas. Será álcool, destreza ou idiotice?

E que dizer do automobilista que passou duplo traço contínuo na saída para o Hospital (saída de São Martinho), em eminente choque com os que entravam na Via? E nesta zona não é a primeira vez que testemunho casos destes.

Se as forças de segurança duvidam deste relato então que peçam as gravações de vídeo (que a Via Litoral apaga quando não lhe interessa) de ontem pelas 21H20 no sentido Funchal Santa Cruz.

Se a Via Litoral não quer saber então que desligue aquele aviso idiota do melhor presente de natal porque isso não os iliba de culpas.

Todos somos heróis até o dia em que nos metem num caixão!

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 28 de Dezembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem ilustrativa CM.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira