Pedro Calado: o lapso de uma pessoa credível

 

Link da Notícia

E u acredito na boa vontade do Dr. Pedro Calado e nas contas da Drª Cristina Pedra, se sabem fazer para si, sabem fazer para os outros, mas também sei ler e leio. Sendo uma pessoa que se informa, o meu processo dá pouca volta ao miolo e dou uma prova disso. Por exemplo, quando um orçamento é aprovado parte-se do princípio que é um guia de intenções para o ano, quando ainda por cima a contabilidade pública tem as suas regras. Então o que faço? Fixo os pendentes, desfaço-me dos acompanhamentos fechados e meto as novas diretrizes. Assim estou ligeirinho para ler notícias de espírito aberto, sobretudo orçamentos, agora que findaram aqueles anos de mandar pessoas presas. Ora, hoje dei com uma intenção fabulosa do senhor Presidente da Autarquia em apoiar o tecido empresarial do concelho do Funchal. Fiquei entusiasmado, as pessoas merecem um pouco de atenção.

Desta notícia retive: que o Orçamento para 2022 tem novos sistemas de apoio, 1.1 milhões de Euros revitalização tecido económico + 300 mil €uro dinamização do comércio e incentivo ao empreendedorismo. Não gostei da palavra "apoio", ficou gasta com Rui Barreto e não se viu nada mas, depois o Dr. Pedro Calado foi buscar um histórico para dizer que "foi necessário reformular estes apoios e redesenhar novos, mais abrangentes e ajustados à realidade actual." Eu continuo a ter boa fé mas já hesito e balanço, o que mudou para ajustar? É preciso um jeitinho do Dr. Pedro Calado? Compreendo. Veremos.

Palavras leva o vento mas, comigo sempre de boa fé e vontade, li: "Calado deixou aos empresários uma palavra de “confiança” e de “esperança” para o próximo ano, (...) todas as perspectivas económicas apontam para um crescimento da economia entre os 4%, 4,5% e 5%”". Com boa fé pergunto porque chumbaram o orçamento do PS muito favorável no IRS para os madeirenses? Percebe? Era mais dinheiro que vinha para cá ou não interessa? Iria provocar consumo. Relembro até as palavras de Rui Rio no congresso, quer estar no centro com medidas de direita e de esquerda, conforme os casos. Se calhar Rui Rio riscava melhor com Jardim, fica a observação, porque os liberais não estão nos limites de Rio.

Quadro 5 do documento Grandes Opções do Plano da CMF para 2022 página 19:

No que diz respeito ao orçamento de 2022 há algo que pode levar algumas pessoas a suspeitarem dos apoios do Dr. Pedro Calado, por isso chamo-lhe a atenção porque não quero que isso lhe aconteça, nem que o chamem de mentiroso. Peço que corrija a verba de 22.375 mil euros em apoios para os valores que afirmou para o Diário de Notícias. Na alínea dos apoios não aparece 1.1 milhões + 300 mil. Não sei como se faz isso mas deve ser pacífico, porque agora deixou de haver o "mercado do peixe" na Assembleia Municipal. Perceba isto Dr. Pedro Calado, o documento é o que vale e não o que diz e muito menos as chamadas Fake News publicitárias, rindo e brincando, em vez de aumentar, conseguiu reduzir, documentalmente, 87,7% dos valores para este fim em relação a 2021. Eu acredito que é um lapso, porque se há pessoa em que eu acredito para contas e engenharia financeira é o Dr. Pedro Calado. 

Como o Dr. Pedro Calado é pessoa de palavra, acredito mais em si do que no documento que atraiçoou numa governação exemplar. Sei que de algum lado vai aparecer o dinheiro mas cuidado com o Tribunal de Contas.

Orçamento da CMF de 2022


Opções do Plano para 2022

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 27 de Dezembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira