Começou o endividamento aloucado da CMF?

 

E sta notícia que envio, em anexo, tem muito que se diga, em especial se as pessoas não tiverem memória curta e pesquisarem para ver se não se esqueceram de nada. O problema é que se existe um plano para colocar o orçamento da câmara ao serviço de alguns, por outro lado existe um despesismo nas acções de bloqueio do GR a algumas autarquias que sai bem caro. Mas, e se publico se endivida pelo privado como agora actua com expropriações de terrenos para projectos privados?

Para fazer face ao maior orçamento de sempre da CMF, saiu um procedimento que visa munir a mesma de meios financeiros. Um empréstimo quando eliminou a Derrama aos grandes amigos. A CMF vai avançar com a contratação de empréstimo de médio e longo prazo para a comparticipação da CMF em obras cofinanciadas, neste caso reporta-se a requalificação e ampliação da ETAR do Funchal e visa a  conclusão da 1ª Fase e 2ª Fase. Não foi isto que memorizei! Estive à procura e felizmente encontrei:

Este vídeo é de 9 de Janeiro de 2017 e o então Presidente da Autarquia, Paulo Cafôfo, explica as circunstâncias e o financiamento, que a ETAR vai para o Lazareto suportada em pareceres da Protecção Civil, Secretaria do Ambiente e do parecer negativo do Liceu para construir no seu campo. O edil de então, até diz que a obra no Lazareto deve custar 15 milhões de Euros (link da decisão) e que será pago com 9 milhões de euros vindos do Estado e o restante, que se presume ser 6 milhões de Euros, seriam pagos pelo Governo Regional. O edifício que existe no Almirante Reis (até agora ETAR) sofre remodelação para ser estação elevatória. A decisão do financiamento, 9 páginas:

Agora vem o mistério, para mim uma novidade, quando você e eu vamos construir uma casa, temos que apresentar o projecto aprovado e com viabilidade nas nossas contas pessoais, para que o banco empreste o dinheiro. Ora, se a ETAR do Lazareto já tem financiamento (9+6) e as obras de requalificação da ex ETAR do Funchal estão a finalizar ou finalizadas, implica que este processo também está resolvido no que concerne a dinheiro para pagar, senão nunca teria arrancado.

A pergunta é... porque vai a CMF pedir dinheiro? E há outra, os bancos também estão controlados pelo PSD? Vão aceder? Que raio de negócio vai aqui? Duplicação de orçamento? Duplicação de empréstimos? Negócio financeiro? Substituição de dívida? Duplicação de dívida?

Para além deste aspecto, tendo as duas obras financiamento e havendo um novo procedimento para a contratação de empréstimo de médio e longo prazo para a comparticipação (?) do Município em obras cofinanciadas de "Recuperação e Ampliação da ETAR do Funchal: Conclusão da 1ª Fase e 2ª Fase. (ETAR Funchal - Campo Almirante Reis e a ETAR dos Socorridos no "poço de petróleo"), sentem-se, isto é uma I-L-E-G-A-L-I-D-A-D-E! Então, você e eu vamos pedir empréstimo depois da construção da casa estar concluída? Na esfera do Estado e das Autarquias também não! É ilegal pedir e usar empréstimos para pagar obras concluídas ou até aquelas que já passaram pelos mais diversos processos de aprovação com financiamento satisfeito.

Mas tenho ainda uma nova pergunta, será que o Governo Regional liderado por Miguel Albuquerque promove nos jornais o financiamento da ETAR do Funchal mas não tenciona pagar os 6 milhões de Euros da ETAR do Lazareto? Quando assumiu a responsabilidade de pagar à CMF de Miguel Gouveia e agora de Pedro Calado? Tinha piada!!! É uma hipótese para justificar o empréstimo I-L-E-G-A-L. E havendo já financiamento para a FASE I e FASE II e tudo acordado, o GR aumenta o financiamento porquê? Algo falhou? Mais um dinheirinho levado aos amigos? Um saco azul? Alguém tem que parar este regabofe dos dinheiros.

Quem está a espera de benesses está-se a borrifar para estas cenas mas o eleitor decente não. Quando aparecerem as loucuras habituais do Calado, os seus seguidores que P-A-G-U-E-M ... e aí sim, mandem prender todos!

O processo, tudo isto está na internet! 54 páginas (link):

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 19 de Dezembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira