Saber estar e empatia

 

A empatia é a capacidade de sentir e entender os outros, colocando-se na mesma situação vivida pelos que nos estão perto ou longe, não importa, sabendo estar e compreender. Um ser empático compreende e sente as emoções e desejos dos outros indivíduos, nunca poderá ser um egocêntrico. A empatia amolece corações e vontades, leva as pessoas a se ajudarem umas às outras, é saber que o outro comunga dos mesmos valores e não estará ausente em momentos chave, aqueles onde a solidariedade é necessária. A empatia está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - à capacidade de ajudar. Animais, selvagens, na política, geram o oposto. 

Quanto mais perdura o regime mais longe está da moderação, já não temos doses cavalares mas mamutes cabelados. Estamos aos berros e ninguém ouve, o discurso e a atitude cansaram e só vale para consumo interno. Segue a situação do modelo económico que só é aprovado por quem beneficia dele. Se por um momento retirassem os madeirenses do ambiente e voltassem a colocar, seria como chegar a um quarto que tresanda mas que os ocupantes se habituaram. Lembram-se do sapo na panela de água que vai fervendo? Não se engole só sapos, também se cozinha.

Do outro lado temos um país que considera o arquipélago seu território mas a Autonomia uma coisa distante, deixada à parte em respeito aos madeirenses. A democracia na Madeira, não importa a sua qualidade ou propriedade, diz que os madeirenses querem assim porque o voto é secreto. Eles aprovam e são cúmplices dos insultos que vão da Madeira para o continente, por exemplo para o Governo do país ou para a TAP. Pode render votos na Madeira, mas visto do continente para a Madeira é mais do mesmo, há dezenas de anos, há muito que fartou de se aturar, sempre a mesma técnica de hostilização como se mais país não houvesse. É de rir, afugentam o ferry e querem matar a TAP para saciar azias e erros de governação. Para salvar um secretário, subjuga-se toda a população. Tem piada esta continuidade territorial insular ou será para o isolamento cleptocrata?

A Madeira é mais ou menos 2,59% da população portuguesa, contudo, falam por nós com a presunção de mais de 50% o que nos leva ao descrédito, como sempre. É preciso a justa medida para se saber reivindicar, senão chegamos ao nosso estado de descrédito total. Os concelhos de Sintra, Vila Nova de Gaia, etc, têm mais população do que Madeira, os Presidentes de Câmara de lá representam muitos mais portugueses do que o Presidente do Governo Regional e, ainda mais, agora que é elevado pela comunicação social á condição de líder regional o "adjunto" do verdadeiro presidente, o senhor Pedro Calado Presidente da Câmara do Funchal.

A assimilação das mentiras (feitas verdades que acusam os outros de fakenews) e os ambientes artificiais dizem muito sobre os madeirenses, que são respeitados no que acreditam.

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira