Os jornalistas perdem instintos e absorvem os tiques do regime


Porque não sondar a razão de cada um dos presentes
em vez que associá-los a acéfalos das teorias da conspiração?

H ouve uma tentativa no novo diário do regime em gozar de uma parte da população que tem os seus motivos para desconfiar de muita coisa e tem outras perspetivas sobre a real situação da Covid-19. O regime tem uns contra os outros mas, quando todo ele está em causa, os beneficiários unem-se. Um indivíduo com responsabilidades, insinuando-se com a manifestação às portas da Quinta Vigia deu mostras da sabedoria completa. Outro perguntava porque usavam máscara, desinformação, olhe para a foto mas estavam preparados para usá-la, a razão é muito simples e não é falta de convicção, sem ela a polícia teria motivo para dispersar a manifestação.

Pacífica e ordeira, cumpriu e não foi mais um motivo de gozo e isso incomoda, o regime não conseguiu fazer telefonemas a ameaçar para dispersar. Depois de pensarem que seria mais um flop mas registou muita gente, tiveram que corrigir as notícias, ficou a má vontade. Na história universal houve muitos que foram dados como loucos, demónios, bruxas, entre muitas formas de marginalização. Também muitos perderam a vida com as suas convicções por causa dos homens absolutos e das narrativas únicas. Anos mais tarde, quando o mundo evoluiu e os lóbis anteriores tinham se desfeito, reconheceram-lhes a razão quando era tarde. Há muita gente que não permite que o mundo avance a bem de todos porque estão em zona de conforto. A testagem massiva é por causa da Covid ou para escoar o stock dos testes que vão ficar ultrapassados?

Informar desde um lóbi não será "egoísmo" ao serviço dos que fazem pobres e emigração na Madeira? Já foram ver para onde vão os desempregados maltratados? Estão a emigrar, alguém já pegou nas listas de desempregados para picar? Quando o convencimento é muito passa-se ao lado da notícia. Aliás andam alérgicos a notícia porque sabem de que lado estão.

Um indivíduo jornalista tem instintos natos, em vez de descrever um cenário de tontos, chamava os dois lados e de forma séria tirava a limpo, fazia o confronto de ideias para que todos retirassem as suas ilações, mas o jornalismo regional é de protecionismo, contra argumentos contrários, decide o lado a ganhar, é de narrativa única, palco único, ambiente controlado, debates que adornam como navios mal compensados, e só se dá o que a propaganda partidária quer!

Numa altura em que as pessoas estão mais informadas do que nunca sobre a Covid-19 e que sofrem muito na pele, há muita gente que acha que a situação está aquém das expectativas, a conjuntura económica, a vacinação, os resultados, a evolução da pandemia, etc. Significa que alguém no passado já "vendeu o peixinho" de uma maneira e que se tem deixado omisso ou teve que recuar. Porque é que os que pensam fora da caixa são tontos? Jornalista atento teria aqui um filão mas acomodaram-se ao regime e ao patrão, um atrofiador do desenvolvimento, do pensamento e da evolução sócio-económica do madeirense. E vêm para aqui com suspeições, moralismos e a inteligência absoluta. Isto não é nem mais nem menos do que não termos ferry e o principal autor estar verdadeiramente a fazer o editorial.

Em democracia a vontade da maioria não pode ser perturbada mas o autor quer debater como o conjunto das minorias compradas com dinheiro público, marginalizando uma fatia da população, chega ao poder? Quer discutir como o "neo jornalismo madeirensis" lucra com isso? O jornalismo sectário ou de falsa independência e pluralidade está na moda, em vez de chamar toda a gente a debate para acabar com as divisões, mas como deu certo com bezerro de ouro agora andam a replicar. Os únicos perturbados são aqueles que deixaram de ser jornalistas e passaram a publicitários.

A seriedade do assunto Covid-19 não está posto em causa, nem que existem falecidos à conta disso, e não será que há mais ainda e estão escondidos nas declarações de óbito? Vamos debater isso? Agora, nos debates públicos, não cabem duas opiniões quando está tudo aquém das expectativas? Voltamos a Idade Média? Quando já migramos da primazia da Saúde sobre a economia e agora já ninguém quer fechar e confinar porque percebem a crise sem fim que cria, o que saiu desse debate? Um meio termo mais eficaz. E se tivéssemos saneado esse debate, hoje teríamos o meio termo e uma moderação mais acertada? Não! Então porque saneiam uma de duas opiniões em confronto, não dá para voltar a repetir a solução a contento de todos? O jornalismo regional já chama nomes como o poder caduco, farinha do mesmo saco, como "evoluíram"! Não se trata de desinformação, é não saber gerir a informação e fazer jornalismo!

Querem profissionalizar a comunicação do Governo Regional depois de tanta migração de jornalistas para assessores que não deu certo, com uma agência que é um cancro que vive das divisões e que se passeia pelos jornais? O que falta ao Governo Regional é competência mas ela está toda a emigrar, não tem pachorra para aturar isto, para aturara acomodados, o regime. Apesar de serem outros arrogantes que se acham com a razão toda, o certo é que não dá certo! Todos sabemos que a verdade e a ousadia de pensar sempre trouxe muitos inconvenientes.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 28 de Novembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira