Jardim e a aquacultura


A lberto João Jardim é um apoiante da aquacultura na Madeira. O antigo governante defendeu as jaulas marinhas num vídeo divulgado pelo governo regional, mas meteu os pés pelas mãos e não disse nada de jeito. Fez recordar outra intervenção desastrada sua, quando também elogiou a Telexfree.

Ao contrário do que disse Jardim, a aquacultura não tem fundamentação científica. A atividade é péssima para o ambiente, a economia e a saúde pública. Não basta submergir as jaulas, como propôs Miguel Albuquerque, é ainda necessário garantir a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar.

A aquacultura também não assegura melhor economia. O negócio cresce apenas no terceiro mundo (China, Índia, Bangladesh e Filipinas são os maiores produtores) e países ricos como a Noruega exploram as suas jaulas em regiões pobres, como Cabo Verde. As populações locais pouco ou nada lucram e sofrem os danos ambientais, em proveito dos estrangeiros.

Por tudo isto, os madeirenses devem rejeitar a aquacultura. Um negócio destes não cria empregos, não traz riqueza e lesa a nossa autonomia económica. Para um político como Jardim, que sempre criticou o suposto colonialismo de Lisboa, promover esta atividade é uma hipocrisia extrema.

Por Flávio Sousa

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 6 de Novembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira