Glasgow como na Madeira


A s previsões para as conclusões da cimeira do clima em Glasgow são alarmantes mas um dejá vù por duas razões, a primeira é direta, já houve cimeira do clima, atingiu-se um bom relatório final e depois ninguém cumpriu porque todos vão muito lentos por falta de vontade, lóbis e dinheiro. Esses compromissos que receberam ovação de pé são agora um ato de cinismo e falsidade, é por isso que esta cimeira, olhada com desconfiança, está inquinada desde início, se tiver conclusões aquém das necessidades soa a falta de coragem para os governantes serem de novo cínicos. Se for positiva como acreditar? No fundo, tal como na Madeira, o "planeta" aguenta mais um bocadinho para os novos "enriquecedores" usufruírem do sistema montado.

O homem tem esta capacidade de ver o princípio do fim mas reinventar razões para se manter, comprar todos ou se aproveitar do comodismo de muitos para não mudar nada. Eu não consigo dissociar esta realidade daquilo que a Madeira vive "democraticamente" com o seu modelo económico. Não concordo mas ajuda-me a compreender o que se passa na cimeira do clima. O poder não quer mudar porque os governantes são agentes económicos e não representantes do povo e do planeta Terra. Não são estadistas da espécie humana no contexto do planeta, nem quando já não há discussão sobre o nosso caminho para o apocalipse. Enquanto os desastres acontecerem aos "pobrezinhos" tolera-se, até que a casa do rico comprada com dinheiro sujo seja banida do mapa pela mãe natureza. O infortúnio que chega a alguns comove-me mas a outros sou de pedra. No CM já saíram textos onde se prova que a Madeira não está a atingir os objetivos, apesar da pequenez dos seus desafios. Todos os pequenos juntos a alcançar objetivos ajudaria.

Temos que mudar drasticamente como produzimos energia e comida, fabricamos bens e mantemos a diversidade no nosso planeta quando tudo faz parte da engrenagem criada há milhões de anos e nós, que construímos um sistema para nos organizarmos, exploramos intensivamente uma parte para ser "ricos". A verdade é que o clima, a energia, a produção e a natureza estão a atacar paulatinamente em contra resposta e parece que ninguém está a perceber que as rotinas e comodismos tão difíceis de mudar vão ser espalmados. Se há homens a mais e esse bicho não respeita o planeta, este último vai atuar... ação... reação.

Os inertes sobreviverão e você? Por vezes sonho com aqueles filmes de ficção científica onde o vil metal desapareceu, lá rimos com o caricato daqueles que acordam do sono criogénico e fazem figuras de parvos a perguntar pelas riquezas. A comparação de um mesmo ser que se desenvolveu com outro que ficou parado no tempo. Ser inteligente é conservar o planeta. Ser esperto é esgotá-lo por egoísmo na sua esperança de vida.

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira,10 de Novembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira