Está a "cumprir" as medidas Covid?

 

A nova variante Omicron dá sinais de presença na Europa.
A origem é predominantemente África do Sul, país da diáspora madeirense.

A Madeira subiu na quinta-feira, dia 18, para a categoria vermelha no semáforo (risco elevado) do mapa para Covid-19 do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças. Recorde-se que esta avaliação é a que suporta as decisões sobre viagens na União Europeia. Quando a Madeira, por meados de Outubro esteve na categoria verde (a melhor situação epidemiológica do ECDC), há duas semanas foi recuando no semáforo até atingir o laranja e depois o vermelho. Significa que esta região tem uma taxa cumulativa de notificação de casos de infeção de Covid-19, nos últimos 14 dias, numa variação entre os 75 a 200 casos por 100 mil habitantes ou superior a 200 e inferior a 500 por 100 mil habitantes com uma taxa de positividade dos testes de 4 ou mais por cento.

A partir das zero horas de hoje, não se esqueça dos lugares onde o Governo Regional "sugeriu" a exigência na apresentação do certificado de vacinação em dia e um teste negativo da Covid-19. A exigência vai até 15 de dezembro e veremos se será depois renovada em Conselho de Governo próximo da data.

Os espaços onde o Governo Regional sugere (porque há dúvidas sobre a constitucionalidade ou legalidade das novas medidas) esta dupla prova "obrigatória e cumulativa" são:

Bares e discotecas, eventos culturais, cinemas, atividades noturnas, jogos, casinos e outras atividades sociais similares, nas celebrações pós-religiosas ou civis, nomeadamente, e sem excluir, festas de casamentos, batizados, primeiras comunhões, crismas, festas de finalistas e reuniões familiares. As atividades de Natal, nomeadamente o circo e os parques de diversões. Todos os intervenientes devem estar vacinados e testados semanalmente para poder frequentar, com exceção das crianças com menos de 12 anos que deverão estar apenas testadas.

Exceções, onde só se exige uma das duas provas:

Supermercados e grandes superfícies, mercearias, transportes públicos, farmácias, clínicas e outros serviços de saúde, igrejas e outros locais de culto, em atos urgentes relativos à Justiça ou ter que recorrer a outros serviços essenciais, como correios, atendimentos em autarquias, transportes públicos e postos de abastecimento de combustível.

Estão excluídos desta "sugestão" de exigência os menores de 12 anos e as pessoas que, por razões de saúde, não podem ser vacinadas, mediante a apresentação de declaração médica formal ou que tenham documento médico certificando a situação de "recuperado da doença", emitido nos últimos 90 dias.

A Madeira não aderiu á estratégia nacional, assim e se viajar para o continente, deverá observar as sugestões na Madeira e as diretrizes nacionais no continente e Açores. Não houve harmonização, singularidades políticas de afirmação para complicar a vida dos cidadãos.

Conheça as sugestões regionais aqui e visite o site do governo para outras informações.