Aquacultura de ponta é anedota?

 

O Governo Regional anda a movimentar muita gente para viabilizar a proliferação de aquacultura na Região e claro que aparece gente a dizer bem, se ficar aqui não polui lá. É o Governo Regional que quer convencer a população, é parceiro de negócios? A subserviência habitual, em vez de se colocarem no seu papel de decisor ou árbitro. A aquacultura é boa para São Vicente logo à frente do estacionamento da futura obra da marginal, depois os campeões mundiais do surf já não saem do Havaí. Aliás, bem pago, encontrarão algum surfista a dizer que é divertido fazer slalom entre as jaulas, que a Madeira poderia ser pioneira num novo desporto.

- As rações e os produtos utilizados para esta "aquacultura de ponta" prejudicam o ecossistema sem o devido tratamento, pergunta-se se tal como vão afundar as jaulas pelo impacto visual, se vão ter robots a limpar o traseiro às douradas.

- Os peixes selvagens, como o salmão, têm vindo a sofrer alterações qualidade, é a espécie mais estudada, qual o estudo da "aquacultura de ponta"? A aquacultura aumenta a dispersão de espécies invasivas.

- Os peixes são normalmente alimentados por rações de baixo custo que colocam em risco a saúde humana e também a qualidade nutritiva destes produtos alimentares, muitas vezes são razão da falta de imunidade na jaula que provoca a rápida propagação de doenças, logo atacada com antibióticos. Numa jaula, com tanto peixe em cativeiro, o evoluir da doença é "relâmpago".

- Os peixes vivem apertados em incessante stress na busca de alimento, competição feroz, a quantidade de peixes em cativeiro é maior do que a capacidade natural do tanque onde vivem, chegando até a alimentarem-se das fezes uns dos outros.

-  A ração produzida com farinha de peixe é insustentável, pois é necessário recorrer na mesma à pesca de outros peixes (selvagem) para alimentar os que estão em cativeiro (aquacultura). Você acha que esta industria da ração sobrevive da capacidade de recolher restos?

Por aqui me fico. A aquacultura, esta que temos, não tem nada de "ponta", a única ponta é a da língua a dizer asneiras que por sua vez servem grandes grupos multinacionais, os compram vozes, e não beneficia diretamente as populações que vivem junto aos locais nem a saúde global.

Передовая аквакультура - это шутка?

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira