A ineficácia dos testes nas escolas só para professores e funcionários


B om dia, como sabem e até ao momento, a classe docente e os funcionários das escolas são testados semanalmente à Covid-19 na região, não sei se todas estão em pleno. Aparentemente isto é bom, na prática é ineficaz. É que a larga maioria da comunidade educativa não testa, pelo menos até agora, os alunos!

Há uns tempos atrás, com menos vacinação e a epidemia em estado agudo, o nosso secretário da educação não quis fechar escolas. Tempos depois, de forma comprovada, a comunidade científica afirmava que era um dos principais polos de propagação, ninguém o disse mas foi assim que uma destacada figura política da região faleceu, por isso não foi badalado...

Também há algum tempo atrás, este mesmo secretário quis criar um estigma sobre os professores, por ações concretas de desconfiança no seio da comunidade educativa, de que eram estes o veículo da Covid-19, associando as idades, a mobilidade e a ideia de que os mais novos eram mais "resistentes". Foi uma narrativa economicista, não havia meios para testar todos. Mas o estigma ficou.

Depois veio o Verão do Porto Santo e os filhos de gente importante, inclusive da secretaria da educação, na mais completa "orgia de vândalos". Essa mesma gente chegou à zona velha e às discotecas, as autoridades policias e de Saúde foram desafiadas. Nunca se viu qualquer atitude. Ser menor não significa estupidez mas deveria significar hora marcada em casa. É assim que se tolera uns e se estigmatiza outros.

As escolas estão a ser foco de Covid-19 por falta de educação e, os formandos não fazem nada mais do que aquilo que todo santo dia os professores (que não têm sorte) aturam. Por isso muitos mudam-se para tachinho no Governo Regional e daqui a 10 anos vão dar por falta deles.

Este texto é para refletirem um pouco sobre as decisões que tomam e a aplicação prática para além da ineficácia. Também existe indignação nas escolas, fazem parte daqueles que viram o nosso Presidente a dizer asneiras, mas o problema é que não é só ele!

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira