Sinta a natureza à sua volta


Excelentíssimos CM, 

ei por mim a percorrer, após anos sem passar, pela maravilhosa estrada que é (era) a estrada Regional 103, que liga a Camacha ao lindíssimo Poiso. Acontece que além de ter diminuído em 50% a esperança de vida do meu veículo, percebi que está em curso uma autêntica via rápida naquela zona, nem parece que estamos na nossa ilha, mais parece a estrada que liga a Andorra pelos Pirenéus, uma autentica via expresso, onde o objetivo é apenas o chegar e não o passeio em si. 

Todas aquelas vistas magníficas das margens da referida estrada estão ou irão desaparecer, dando lugar a margens de betão projetado, típico dos interesses obscuros de determinados intervenientes. 

A estrada necessitava de intervenção? Disso não há qualquer duvida, mas desta forma? Desfigurando por completo as nossas paisagens? Não seria apenas suficiente um tapete de asfalto? Limpar bermas utilizando reclusos e RSI dependentes (viciados)? Plantação das famosas urzes e carquejas dignificando as margens daquela estrada com as flores na época das mesmas?

Como podem mudar tanto? Betão, betão, betão… Haveria necessidade para uma obra deste género? Há ainda quem invoque que é por causa da moda de uns tansos irem observar o nascer do sol. Admirem-se depois que se venham a colocar lombas a cada 100 metros, pelas razões que nem são necessárias referir.

Deixo por fim uma curiosidade e uma questão. Sabiam que esta estrada era de calçada? E já agora, que é feito dela? Isto quando vêem-se maquinas as “arrancar” tudo.

PDF com 3 páginas: 8 fotos:

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 13 de Outubro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira