Observações sobre o projeto da frente Mar de São Vicente


N ão sou engenheiro nem arquiteto, mas frequento e conheço aquela praia há mais de 20 anos. Observo, caminho, conheço as marés, as correntes, os fundos, as ondas e a dinâmica do Calhau de São Vicente.

Não sou contra a requalificação, mas sim contra o avanço dos seis metros em direção ao mar (nem um centímetro), partilho duas fotos onde se consegue ver o desnível provocado pela dinâmica natural da praia. Estas revelam a verdadeira função do calhau rolado, provando que os calhaus e a areia da praia moldam-se às ondulações sendo este o melhor sistema de proteção da orla costeira. No caso agora apresentado, pode-se verificar que o calhau se arranjou de forma a proteger a costa de após alguns dias de ondulação um pouco mais forte. Tenho vários registos (dos últimos anos) fotográficos e em vídeo, nos quais se consegue ver o acumular de calhaus e areias, umas vezes mais a oeste, outras ao centro, ou também a este. Este processo natural designa-se por basculamento da praia e varia conforme as ondulações que a praia recebe, permitindo assim a dissipação da energia das ondas de forma mais eficaz.

As fotos apresentadas testemunham o recuo da berma praia e o crescimento da face da praia como resultado de alguns dias de ondulação de Nor-noroeste com tamanho que variou entre os dois metros e os dois metros e meio com período de cerca de 12 segundos.

Interromper esta dinâmica e ciclo natural será catastrófico, tanto para a obra em questão como para a proteção da costa, todos sabemos que o mar do Norte é imprevisível, e que as maiores ondulações a “atingir” a ilha são sempre do quadrante Noroeste, basta ver os registos das últimas décadas.

Qual a lógica de investir milhões quando e não se o mar irá destruir? havendo sido apresentadas ao promotor do projeto várias opções, mais seguras, mais baratas, e viáveis.

O presidente da câmara e regional afirmou que não vão “mexer” na praia, mas tanto quanto sei o calhau rolado é praia. Curiosamente local em questão é denominado de Sítio do Calhau. Qual a volumetria das fundações da muralha de betão que se pretende construir? Sabiam que o projeto vai “roubar” cerca de 1000 metros quadrados de praia? Reparem bem no desnível da praia neste momento, o que se vai passar quando ocorrer uma ondulação de cinco ou seis metros de Norte ou Noroeste?

Existem provas suficientes para se ter muita cautela e exemplos aqui na ilha de que não se devem fazer obras no mar sem estudos bem feitos. Relembro que os estudos usados no estudo de impacte ambiental utilizaram as bóias ondómetro da costa sul.

A culpa não pode morrer sempre solteira

Alertas de “engenheiros de 4 classe”, será desta que vão ouvir…

Enviado por chat
Terça-feira, 26 de Outubro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira