O plano de contingência de La Palma e de Evia

 

Volcán de Taburiente em Santa Cruz de La Palma

D urante muito tempo ignorado, parece que só com um madeirense atingido é que o Cubre Vieja foi finalmente levado a sério pelas notícias regionais, o IPMA acordou há dias, levou tempo a perceber que se deveria pronunciar. Mas o que me leva a escrever ao CM é que tem havido encerramentos frequentes do Aeroporto de La Palma e são os  ferries da Naviera Armas Trasmediterránea que assegura as ligações à ilha. A parte norte está bem e o turismo dos curiosos para um vulcão em directo vão mantendo a ilha em funcionamento. Os ferries andam cheios.

É evidente que este pormenor dói muito a alguns na Madeira, os detratores que nos deram cabo do ferry entre a Madeira e o Continente e o anterior com as Canárias, já devem estar a perceber que está a ficar difícil esconder factos mesmo tendo a comunicação social na mão.

Com o serviço aéreo condicionado e com os ferries aptos a qualquer serviço, a Naviera Armas Trasmediterránea colocaram-se ao serviço público colaborando com as autoridades das Canárias e a sociedade em geral. A Naviera Armas Trasmediterránea, provando a versatilidade do transporte ferry, cedeu o navio Volcán de Taburiente aos Serviços de Emergência para ajudar no dispositivo de segurança do vulcão La Palma. Não fizeram 100 telefonemas para não encontrar nenhum ferry como no Porto Santo e muito menos para só uma vez com duas viagens para o Rali dos Açores.

A Naviera Armas Trasmediterránea não se ficou por aqui e também ofereceu os serviços do ferry Ciudad de Valência que faz escala em Santa Cruz de Tenerife, todas as quintas-feiras, na linha Cádiz - Canárias, com destino a Santa Cruz de La Palma. Portanto, uma ligação insular e uma ligação à península.

Por conta do serviço ferry, poucas horas após a erupção, a empresa de navegação transportou várias unidades das Forças de Segurança do Estado, o Exército, a UME, Bombeiros e Protecção Civil destacadas para a erupção vulcânica de La Palma. Funcional e eficaz.

Lembram-se dos graves incêndios na ilha grega de Evia neste Verão? Lembram-se do ferry a lançar a sua rampa para a praia para recolher pessoas encurraladas na praia pelo incêndio? O que faríamos com porta-contentores nos dois casos? E não tem viabilidade para passageiros e transporte de cargas? Continuem com os olhos fechados a zelar pelos vossos "amigos". Que corra sempre tudo controlado... martelando a verdade.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira