O homem que sabia demais


E stávamos em 2017, no auge da revolução “renovadinha” e o Blogue mais rasca do País, falo do blog “renovadinhos.blogspot.com”, o alegado autor, numa atitude de desespero e vingança pela sua derrota política, atirava-se de unhas e dentes a Miguel Albuquerque a quem apelidava de “Blue Gentleman”, isto é, o “cavalheiro azul”. O termo cavalheiro era escrito num tom pejorativo e o termo azul, ou seria porque Miguel Albuquerque vestia quase sempre de azul, a sua cor preferida, ou apenas porque Miguel Albuquerque tinha as manias que era de sangue azul. Fica a dúvida para o leitor.

Mas nem só Miguel Albuquerque era o saco de boxe predileto do bloguista, outra vítima da calúnia constante foi Sérgio Marques, a quem o Blogue apelidava de “o sem malícia”. O blogue não tinha - e não tem - leitores suficientes, mas chegava sempre a quem devia chegar, ou seja, ao interior do PSD-Madeira.

Tudo corria bem para os execráveis autores do Blogue, até que um dia, numa atitude de pura insanidade mental decidiram atacar Miguel Sousa alegando, entre muitas outras barbaridades, que a produção de cerveja, de que ele era responsável, era produzida com água inquinada. 

Ao contrário de Miguel Albuquerque e de Sérgio Marques que se amedrontaram com os danos que isso podia fazer nas suas aspirações políticas, Miguel Sousa – que não é flor que se cheire - não se fez rogado e respondeu num célebre artigo de opinião no Dário em que apelida o Governo da Madeira de “Regime Fedorento” (link) e denuncia por escrito uma série de crimes públicos de corrupção e de peculato.

Nunca se referindo a nomes, entre muitas acusações de trapaça, insinua que o(s) autor(es) usufruíram de “10% se fossem grandes empreitadas” das muitas que se fizeram na Madeira, apelidando a parelha de bloguistas de “Ali Baba” e de “Capataz”.

Como nos crimes públicos, o processo corre mesmo contra a vontade do titular dos interesses ofendidos, em 2017 a Procuradoria-Geral da República ordena que o Ministério Público inicie uma investigação sobre os factos da referida denúncia, ou seja, segundo o  Código de Processo Penal “Nos processos respeitantes à prática de crimes públicos, não há necessidade de intervenção do ofendido para que o processo corra os seus trâmites, isto é, pode o processo iniciar-se e prosseguir apenas por iniciativa do Ministério Público, mesmo que não se tenha verificado a apresentação de qualquer queixa”.

Sem nunca referir nomes, a comunidade política regional somou dois mais dois e concluiu que as críticas devastadoras de Miguel Sousa iam diretamente para João Jardim e Jaime Ramos, que curiosamente sempre negaram serem os autores do Blogue.

Entretanto, com a saída de Sérgio Marques e a entrada de Pedro Calado, como por milagre, o Blogue deixa de criticar os tutelares das pastas do Governo Regional e dedica-se a censurar a oposição com todos os adjetivos que se conhece. Resta saber a que preço.

Quatro anos depois não se conhece os resultados da referida investigação do Ministério Público mas suspeita-se que, tal como nos crimes de Agatha Christie, o culpado deverá ser o mordomo.

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 4 de Outubro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira