Imprensa Manipuladora


H á uns anos atrás, lembro-me de um título de primeira página de um jornal no dia de eleições que era “Votar, um dever de cada cidadão” em que a outra notícia com o título “AD” surgia colada no lado direito. Os mais distraídos liam “Votar AD um dever de cada cidadão”. Na altura o título causou alguma repulsa nos meios políticos do País mas depois caiu no esquecimento.

Passados muitos anos de democracia, os jornais continuam a manipular os seus leitores com títulos subversivos com o claro objetivo de adulterar a verdade dos factos. Os factos estão lá e são verídicos mas o modo como se redige um título diz tudo sobre a intenção do jornalista.

O JM - mais que o Diário - já nos habituou a uma série de títulos que tem pouco a ver com o jornalismo e, nem a propósito, hoje o JM inocentemente faz primeira página de que as “Autarquias confiam pouco nas mulheres”. Sinceramente parece não haver nada de maquiavélico na notícia, mas suspeitamos que vem aí uma série de primeiras páginas com um propósito claro de influenciar a opinião pública. Mas quem é que propõe os candidatos? Será que o PSD não ganhou o Funchal em 2017 porque a Rubina Leal era uma mulher?

Senão vejamos. Quando foi para escolher o candidato do PSD-Madeira, o JM começou por afastar outros possíveis candidatos do próprio partido, como Eduardo Jesus, Manuel António e Bruno Pereira, promovendo o seu preferido Pedro Calado. E a manipulação continuou com a publicação sequencial de sondagens com vantagens avassaladoras sobre o resto da oposição. Tudo inocente e legal!

O título de hoje, por ser um assunto corriqueiro, não seria título de primeira página de nenhum jornal decente se já não houvesse uma estratégia delineada. No primeiro parágrafo a referência a Célia Pecegueiro e a outras mais que ocupam cargos autárquicos é um claro indicador do que aí vem.

Das duas, uma! Ou o JM começa a se preocupar com Célia Pecegueiro ou pretende de algum modo influenciar os militantes do PS a não elege-la! Será isto mais ou menos uma teoria da conspiração? Sim, é!

E a inocência do JM continuou com uma pequena referência de primeira página ao facto do Savoy ter um agora um restaurante japonês. Realmente o que falta aos madeirenses é sushi!

Com tanta preocupação com o sexo dos políticos, com o Sushi e com a confiança dos eleitores era bom que o JM fizesse outro estudo sobre quantos homossexuais foram primeiros-ministros de Portugal.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 30 de Outubro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira