"Deduções à Colecta"

 

Bom dia aos leitores do Correio da Madeira e à plataforma.

H oje o DN-M traz uma notícia sobre a ex secretária Augusta Aguiar que vai para a Sociohabitafunchal. Parece inocente mas há muito para especular e que deixo à vossa consideração extrair os factos. O que se nota é que a dita Renovação joga sempre com os mesmos e que Jardim, apesar de ter ascendência sobre o PSD atual, não impõe nomes, até prova contrária. Para quem diz que Pedro Calado é um projeto Betão/Jardim para manter os rendimentos de muitos e essencial à manutenção do PSD no poder, pode ter na Augusta Aguiar um facto. Sem dinheiro não há império.

A saída de Augusta Aguiar do GR está muito mal contada e nos corredores dos "investigadores de bancada" surgem 2 razões que não dão jeito de serem públicas: problemas de saias no gabinete e problema com uma auditoria do Tribunal de Contas onde dizem que já foi realizada uma audiência prévia e que se aguarda pelo desiderato. O TC atual tem muito que se diga, veremos... Jardim apoia qualquer manutenção do erro para não abrir brecha, apanágio dos seus governos que, se por um lado cria fidelização e a máfia no bom sentido, por outro gera compadrios, corrupção e rabos de palha. Jardim foi o único a se manifestar contra a saída de Augusta Aguiar do GR, outros secundaram em forma de eco.

Agora factos, Augusta Aguiar sai imediatamente a seguir às Eleições Autárquicas, do tipo estava a rebentar para um xixizinho, no claro momento em que não produz ruído eleitoral (o que também é impossível com o jornalismo que temos). Só se pode interpretar como clivagem, Albuquerque com o Governo decide assim e Calado que se dedique à Autarquia. Esta nomeação de Augusta Aguiar para a Sociahabitafunchal diz-nos que Calado lhe era favorável, que faz um favor a Jardim e que se estivesse no GR segurava a secretária. Também nos pode dizer que de facto há divisões no GR e que só se juntam para ganhar eleições e mais, que de facto existe um projeto Betão/Jardim com Calado para despachar Albuquerque na primeira oportunidade.

Acredito piamente, até pelos absurdos produzidos pelo Pedro Calado na Campanha Eleitoral, que este é aprendiz político e não chega aos calcanhares da "rata" Albuquerque. Contudo, Pedro Calado tem a comunicação social, Jardim e um eleitorado. Albuquerque em contra tem o bon-vivant incapaz de gerir, no entanto, tem raízes profundas no PSD Madeira, ele não caiu de paraquedas como Calado através do poder económico.

Veremos Albuquerque a se aproximar daquela maciça fatia de antigos do seu partido que não toleram Jardim, a quem deu com os pés? Agora que a Renovação está dividida, arrumada e com ambições desmedidas? Não creio que Albuquerque seja perdoado, quem com ferro mata, com ferro morre.

Agora com Calado ninguém pode discutir paridade, o problema é se elas embravecem e há feitios que nunca mudam, a Augusta Aguiar é certamente uma. Em troco, há-de ter melhor gestão que o "sambático". Augusta Aguiar entrou no elevador, promovida-despromovida-promovida, o ciclo de uma Renovação muito curta.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira