Cumbre Vieja: qualidade do ar e tsunami.

 

N ão sei o que se passa mas a Madeira vive num estado de negação e tentativa de que tudo seja perfeito, para que não se note o autoritarismo que vivemos, mas sobretudo a incompetência de alguns. Finalmente, o Diário de Notícias (link) da Madeira começa a revelar que temos estado sob influência do vulcão de La Palma (e não só), apesar do grande fluxo nos ter passado a ocidente e atingiu os Açores, e a oriente tendo chegado à Península Ibérica e Mediterrâneo.

Numa altura destas, a estupidez do perfeccionismo bacoco deste autoritarismo parece querer dar ordens ao clima, a meteorologia e à qualidade do ar, da mesma maneira que cria estudos falsos para poder pavimentar a Estrada das Ginjas. Vamos ser sérios e aterrar de vez na realidade em vez de se esconder, lanço para debate algumas questões e mais, algumas evidências. Como se pode informar a população, neste caso do Funchal, sobre a qualidade do ar que respiramos, neste contexto de proximidade do vulcão de Cumbre Vieja, se as estações estão em locais que de propósito geram resultados viciados, como a estação dentro do vale da Ribeira de São João a levar com as correntes de ar que tudo deturpam? 

Eu, por exemplo, ainda não vi ninguém explicar de forma clara que o vulcão vai abrindo mais bocas e que a lava encontra naturalmente saída pela zona fragilizada da falha que existe na ilha, a tal que gera debate por causa de um estudo. Sim, o vulcão está a picotar sobre a falha.

Outra questão é um tsunami, de qualquer tamanho, tsunami é tsunami e é preciso alertar as pessoas. Deixando de parte a polémica do estudo da grande falha e um mega tsunami o que dizer de outro, mais pequeno, por ação de um desequilíbrio da lava solidificada a pender para o leito mais profundo do mar e a soltar do terreno sedimentar em terra. A pergunta é esta, se suceder um tsunami como vão avisar com tão poucos minutos de intervalo para chegar aqui (Madeira, Costa Sul)? Não existe nada nem as pessoas estão informadas. Zero! É por SMS para telemóveis, é um alerta (como?), nada disto está feito como se fosse algo inverosímil.

Se com a qualidade do ar fazem segredo de estado, como será com um tsunami e as cinzas que já andam pelo ar, vamos acreditar sempre na sorte ou faremos figura de baratas tontas apanhados pela certa?

Nunca esquecer que o Cumbre Vieja tem estado a surpreender os técnicos e os estudiosos. Analise os sismos como estão a ocorrer...


Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 16 de Outubro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira