Completamente ao lado

 

B om dia. Somos a ilha habitada (que não do arquipélago das Canárias) mais próxima do Cumbre Vieja. A situação tem estado a piorar e os cientistas deixaram de fazer previsões porque está a divergir dos padrões habituais. O fluxo de lava vai com oito "furos" picotados pela falha e cada vez se produzem mais sismos e mais fortes. Esta noite sentiu-se um de 5.1 a 39km de profundidade, já houve a mais e a menos profundidade, este foi o mais forte e cumpre com uma realidade nos registos, o aumento da intensidade junto com a frequência. Parece que a natureza tem mineiros lá por baixo. A Madeira tem tido sorte com o que é lançado para a atmosfera, uma parte já chegou aos Açores, ao Brasil e a Península Ibérica/ Mediterrâneo, ao sabor dos ventos, não tem sido a faceta mais visível deste vulcão.

As televisões nacionais, da Península Ibérica, da Europa, do mundo, as agências noticiosas, etc, acompanham e as notícias que chegam a Madeira são deles. A nossa ilha só acorda quando há um madeirense atingido e nunca pensam nas pessoas que estão nas selvagens em serviço.

Cada vez há mais lava a fluir e a corrente mais a sul está perto de chegar ao mar. A dimensão do fenómeno do Cumbre Vieja está a levar os navios de cruzeiro a fazer uma passagem próxima para dar os seus passageiros uma oportunidade do o ver, por sua conta e risco. É um sintoma de que estamos a nos acostumar, de que se estivermos a uma distância razoável não há perigo e, por esta mesma razão entranhada entre nós, ninguém liga verdadeiramente... como a Covid. A comunicação social dá o que chega dos outros, o IPMA do regime está mais interessado em desvalorizar do que de informar quando deveria, pela proximidade, ter um boletim diário que consciencializasse a população do evoluir da situação. O que se passa é que todos comungam dos objetivos do regime em desinformar a população, a ilha é perfeita e temos uma classe governante e política ótima, por isso temos cada vez mais pobres a ir ver rali e todos os eventos de grandeza interna.

Sendo um vulcão diferente, ainda assim sem saber para onde caminhamos dentro da especificidade do Cumbre Vieja, lembro o vulcão da Islândia, o que paralisou todo o tráfego aéreo na Europa há uns bons anos atrás, deixou todos atónitos, ninguém em vida tinha presenciado algo assim. Significa que os vulcões têm a capacidade de nos surpreender.

IPMA e Comunicação Social local só têm dinheiro para os mínimos e para satisfazer o regime, estão todos muito mal acostumados nas suas missões. Ainda estamos para ver quais os cientistas que acertam, para já, os mais populares calaram-se. Nada de todos estes factos e contradições nos faz sair desta redoma informativa manhosa da região, ocuparia o espaço de todos os burgessos e selvagens que se pavoneiam dia-a-dia não sendo nem tendo qualquer notícia. Assim se constroem alheados da realidade.

Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 30 de Outubro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira