Carros do Lixo vão ter 930 cavalos


S oubemos pelo bufo do PSD - que recebe 25€ por cada denúncia no CM - que a coligação PSD/CDS quer reduzir os tempos de recolha do lixo no Concelho do Funchal. Para o efeito, Pedro Calado irá nomear um novo responsável que, para além de dinamizar e otimizar as rotas de recolha, irá proceder a alterações nos veículos ao nível do motor que passarão a ter um diferencial autoblocante com 930 cavalos de potência, pneus slicks e sistema de travagem ABS.

Os motoristas receberão a formação necessária e serão agora acompanhados por um navegador. A viatura será equipada com a última tecnologia GPS que permitirá fazer as curvas das estradas municipais no limite. Para otimizar os trajetos os carros serão equipados com aspiradores de vácuo que em 2s despejarão o conteúdo dos contentores de lixo nas viaturas de recolha. Mais se soube que as viaturas do lixo, em vez da sinalização de marcha lenta, vão utilizar a de marcha de emergência e uma sirene.

Para não haver surpresas desagradáveis, serão constituídas equipas de Assistência Técnica ao longo dos troços, treinadas para encher os depósitos com gasolina de avião e mudar os pneus em 10s.

Um dos motoristas mostrou-se revoltado pelo mau estrado das estradas, porque já há um zunzum de que existe uma cunha para um determinado funcionário afeto ao PSD ficar com o troço mais fácil da rua do comboio. Sabe-se que, com este novo processo, não haverá horas extraordinárias porque deixarão de haver etapas noturnas. Terminou aconselhando, por questões de segurança, que o público se deveria colocar em zonas seguras e o senhor Avelino poderia fornecer barreiras de betão para delimitar as zonas perigosas. Após a intervenção piscou o olho ao Pedro Calado.

Outro cidadão descontente com o novo processo de recolha de lixo foi Roberto Vieira, sente-se prejudicado porque agora vai ser difícil tirar fotografias aos carros, é que vão passar a abrir e a velocidade do obturador do seu telemóvel não lhe permite tirar fotografias com a nitidez necessária para o Facebook.

Segundo o novo responsável do Município, a ideia é melhorar a eficácia nos troços, passando para metade os tempos de recolha de lixo na cidade do Funchal. Como incentivo, os motoristas da recolha de lixo que baterem os recordes dos troços terão direito a um Test Drive com o piloto Alexandre Camacho, no Skoda Fabia Rally2 evo, recolham ou não o lixo.

Pedro Ramos pediu já os horários das recolhas do lixo, não para deixar a Proteção Civil em prontidão, mas que porque vai andar por aí a ver se faz respiração boca a boca com um caracol espalmado para sair no JM.