A Pandora do Atlântico

 

N a última semana e para se ler melhor no Expresso nesta sexta-feira, tomamos conhecimento de mais um esquema que passou pelo BES na Madeira para que a empresa brasileira de construção Odebrecht, do conglomerado Novonor, subornasse um ministro venezuelano para chegar às obras do Metro naquele país.

Quanto à notícia os leitores podem ir aqui.

Quero me focar aqui no seguinte ... enquanto a crise social e económica agudizava e Maduro era inábil para manter a Venezuela unida, a nova fornada de governantes já tratava da sua vida em Lisboa, nomeadamente Haiman El Troudi através da sua mulher, encarregada de comprar uma apartamento de luxo no Chiado, através de uma empresa das tais de "caixa de correio", no valor de milhão e meio de euros. O curioso é que parece que o socialismo da Venezuela dá-se bem com os social democratas, quem não se recorda da receção a Chávez na Madeira mas, por Lisboa é igual, estávamos em plena insensibilidade social de Passos Coelho a apertar o povo mais do que devia (de 21 de junho de 2011 a 26 de novembro de 2015) e o moral da história é que, estes que fogem aos impostos e recebem subornos, são justamente aqueles que tudo compram ao desbarato nas crises, uma história que não está longe de nós.

No interesse de manter este povo mais bem informado, para saber votar, exigia-se do jornalismo local alguma parceria com o Pandora Papers, porque sendo a Madeira uma referência sempre presente na lavagem de dinheiro, subornos, etc, acompanhar e colaborar numa das maiores investigações financeiras globais já tentadas, reunindo mais de 600 jornalistas de 140 organizações em 117 países, para examinar quase 12 milhões de documentos de serviços offshore (incluindo Madeira), poderiam revelar mais ocultação de riqueza e a evasão fiscal local e estrangeira. Os jornalistas locais estão a perder uma bela oportunidade para se reabilitar, naturalmente não podem debaixo das "tutelas" atuais. Na Madeira há um pacto que só zela pela honradez e silêncio de alguns da mesma maneira que bons advogados criam a Justiça para ricos e a Justiça para pobres.

O Pandora Papers vai criar definitivamente a realidade de que o povo, à partida, desconfiará de qualquer rico ou bem sucedido na vida, o dinheiro não é fêmea. No meu caso, foi uma desilusão verificar a presença de muitos políticos ditos idóneos e a família do senhor Soares dos Santos. Vamos falar de desempregados vadios, não é verdade?

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 10 de Outubro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira