A ilha com mais "Joseph Goebbels" por metro quadrado.

 


Ilusão da verdade:
A importância da repetição para o sucesso das mentiras

N ão adianta o PSD-M se fingir social democrata se pratica todas as atitudes típicas da extrema esquerda à extrema direita. O PSD-M não tem ideologia, o que quer mesmo é manter o poder que sustem uma enorme horda. Hoje, e todos os dias, o PSD-M tem a faceta de extrema-direita com quem espera um dia acasalar, quando os votos encurtarem mais um bocadinho.

A persistente repetição de uma ideia persuasiva, que liberta Miguel Albuquerque, é algo que temos de aturar depois das eleições em que prometeu tudo, como Calado nestas Autárquicas, e agora é preciso se desfazer delas. Segue a máxima de que "basta repetir uma mentira para que ela se torne verdade" é uma das regras básicas da propaganda política, atribuída ao nazista Joseph Goebbels.

Depois de Alberto João ter visado Paulo Neves e Sérgio Marques nos seus comentários na RTP-M, de que "não faziam nenhum" (só Sara Madruga da Costa), o alfacinha apareceu por aí para recalcar a versão do ferry que deu a volta ao bilhar grande e acabou em culpas no Costa. Veio mostrar serviço para não ser apeado da boa vida.

Se pudéssemos fabricar uma "verdade" apenas repetindo uma mentira, não haveria necessidade de tantas outras técnicas de persuasão que conhecemos. O processo começou com o maniatar de um grupo interventivo que agora se dedica a trivialidades e a piada é que um deles até foi à Assembleia da República com o outro colega do senhor Paulo Goebbels, mais um a jogar forte na altura para depois descartar. Não tem piada Sérgio Marques e Paulo Goebbels terem participado diretamente quando a promessa era do Miguel Albuquerque?  E agora este show?! Ninguém percebe isto? Uma e outra vez? Basta uma mãozinha no pêlo e ficam macios para serem colaboracionistas do regime?

A Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, testou como é que "ilusão da verdade" interage com nossos conhecimentos anteriores. Para isso usaram afirmações aos pares, uma verdadeira e outra falsa, mas também as dividiram de acordo com a probabilidade dos participantes saberem a resposta. O estudo concluiu que a "ilusão da verdade" funcionou da mesma maneira para as afirmações verdadeiras e falsas, o que sugere que o conhecimento anterior não evita erros de julgamento. Portanto, uma boa mistura de verdades e mentiras é convincente mas todas mentira também, se dito com convicção. O estudo foi mais longe para ter a certeza que cobriam todas as hipóteses, então fizeram uma experiência em que os participantes precisavam de avaliar o grau de verdade de uma afirmação, de 1 a 6, e outro em que deveriam apenas dizer "falso" ou "verdadeiro". O resultado é que a repetição elevou algumas afirmações ao topo da escala e aumentou as hipóteses de classificá-las como verdadeiras. As frases falsas ganharam mais credibilidade com a repetição.

Conclui-se que Paulo Goebbels está a realizar uma experiência sobre a paciência dos madeirenses ou passou o teste a ratinhos, a ver se resulta também. Quero alertá-lo que nos longos intervalos em que está em Lisboa há mais vida e evolução na Madeira, se quiser, podemos trocar as suas mentiras por um ensinamento, a repetição tem o poder de fazer algo parecer mais verdadeiro, mas não se sobrepõe ao conhecimento! Os ferries existem em toda a Europa, são versáteis e rentáveis, simplesmente porque não existe uma máfia organizada para matar a solução.

Senhor Paulo Goebbels, Jardim já lhe traçou o destino, vá para Lisboa e não volte. Aproveite o curto tempo que tem até à queda do Governo Nacional para arranjar um emprego "de verdade", está do lado errado da onda e não tem ferry...

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 26 de Outubro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira