A Bazuca trará desenvolvimento sustentado à Madeira?

Nalguns já falhamos e adiamos décadas: ex. os novos autocarros da HF.

P ara mim, desenvolvimento não é construção, ele diz respeito às pessoas, todas as pessoas numa sociedade. É muito mais uma obra social, no entanto, quando se fala de desenvolvimento sustentado começamos a relacionar o crescimento económico e a conservação ambiental à preocupação social. Desenvolvimento não é construção, ela é uma parcela que nalguns casos desmesurou-se. Só foi permitido porque não atingimos a sensibilização de toda a sociedade para o desafio do uso racional dos recursos naturais e dos impactos ambientais gerados pela ação humana.

Não há outra narrativa ou atalho, o crescimento sustentado diz que temos de conseguir uma interdependência, um acordo, entre o que pretende a economia, o que exige o ambiente e do que precisa a sociedade. Quem conseguir resolver esse desafio terá a redução da desigualdade social que tem vindo a crescer na Madeira e... melhor ambiente. Ao que parece, temos falhado nesse equilíbrio e vamos continuar, temos algumas obsessões no imensamente rico e não pela medida "suficiente", para que chegue a todos, inclusive às gerações vindouras.

O desenvolvimento sustentado, para o qual muitos conseguem enumerar objetivos, é tão difícil de alcançar que o ser humano discute-o desde a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo. No próximo ano celebra 50 anos e ainda não acordamos. Eu não sei em que década estamos na mentalidade regional dos que gerem o nosso dinheiro, 1982? 1992?

O que estamos a fazer pelo Desenvolvimento Sustentado? Propaganda! Muita! Só o Porto Santo verde dá dó, um projeto viável por ser uma pequena ilha que não passa de bandeira eleitoral. O desenvolvimento sustentado é necessário para a manutenção das diferentes formas de vida e consequentemente da humanidade. É um dever para com as gerações vindouras garantir-lhes os recursos ambientais tal como recebemos. Alguém muda de hábitos? Estamos conscientes?

Hoje voltei a ver quem não arrisca o seu vencimento para defender o desenvolvimento sustentado. O cinismo é acompanhado com muita teoria "bonita". Concluo que, Desenvolvimento Sustentado na região é demagogia. Quem tem responsabilidades zela para que tudo fique igual, para juntar mais um década á Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano de 1972. É só olhar à volta, imperativos de sobrevivência dizem que agora é um momento calmo para aparecer.

Nota: não gosto do que me diz "sustentável" parece coisa das calendas, gosto de sustentado... já!

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 11 de Outubro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira