Vulcão Cumbre Vieja: sismos aumentam de intensidade em La Palma

 

C omo disse no meu escrito anterior, "novos sismos ocorrem com características um pouco diferentes do expectável pelos cientistas, o que os deixa apreensivos sobre o que terá Cumbre Vieja todavia por desvendar" (link). Desde as últimas 4 horas, o número de sismos e sua amplitude (quantidade e tempo de duração) aumentaram, o que significa que está eminente uma fase mais activa na expulsão de lava e medianamente explosiva das erupções.

Este tipo de actividade, designada por "Stromboliana", significa que vêm a caminho bombas vulcânicas que serão projectadas a dezenas ou centenas de metros, portanto, uma fase mais explosiva do vulcão que poderá, em paralelo, abrir mais cones para derrame de lava (neste momento temos 9). As bombas vulcânicas são perigosas e incendiárias a maior distância. Vigilantes confirmaram já que há aumento da intensidade da erupção, e que agora à noite é visualmente perceptível a maior quantidade de lava e cinzas, bem como o aumento do rugido do vulcão. Coloquem o som por favor:


Se de lava estamos falados, quanto às emissões de enxofre e dióxido de carbono, não estão em níveis de alerta, a nuvem gerada pelo vulcão é basicamente vapor de água. Havendo altas concentrações desses gases, que podem causar problemas respiratórios se entrarem em contato com eles, a população será avisada e naturalmente a Madeira deverá estar vigilante. Mas nada de grave por agora.

Quanto às cinzas, ou seja, a expulsão de piroclastos, a coluna por cima da zona activa atinge só 400 a 500 metros de altura mas, há registo de presença até a 1000/2000 metros e altura dissipadas pelo vento. Ainda não complica o tráfego aéreo. Neste aspecto as autoridades já pediram à população desta zona que fechem portas e janelas, se mal calefetadas para colocarem toalhas molhadas e que estejam atentos para não deixar acumular cinzas em telhados ou condutas.

Desde a Universidade de Las Palmas asseguram que tudo decorre conforme previsto mas que todavia estamos no início.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira