Transparência na Madeira, uma necessidade urgente.


H á muitos anos foi encampada no Brasil uma luta que transformou o debate político. Pela primeira vez na História, cidadãos comuns brasileiros puderam investigar o que faziam os governos e políticos por meio de um sítio na web - o portal da transparência (link).

Além das nomeações de cargo, constam no sítio documentos como ordenado, benefícios, obras públicas, valores destinados a essas obras, gastos públicos de Hospitais e todo o dinheiro que saia da esfera pública - que pertenceu ao povo e que precisa conhecer o destino desses valores para fiscalizar o correto exercício político.

A Madeira por muitos anos teve partidos e políticos a gozar de informações exclusivas, e para o controle absoluto passaram a comprar a imprensa para si. Atualmente, fica muito prejudicado o exercício do jornalismo porque torna-se difícil apurar aldrabices com tanta gente interessada em calar a informação. Mas tudo pode mudar, se houver vontade política para isso.

Estamos no exercício das autárquicas e é possível não somente votar, mas cobrar dos políticos posicionamentos importantes. Muitos deles falam em transparência. Mas quantos deles apresentaram projetos para tornar possível esta transparência?

É hora de cobrar. É preciso exigir que tudo seja posto online para o cidadão consultar. É hora de exigir uma ferramenta que permita que todos os cidadãos saibam quem está sendo nomeado e para qual função, qual a verba que é destinada para uma empresa e porquê. Assim evitam-se roubos que só aparecem depois de décadas.

É hora de mostrar que os cidadãos madeirenses também merecem respeito, e que a lei vale para todos. O portal da transparência é uma solução, saibamos exigir para lá na frente não haver mais ingratas surpresas.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira