"Tem calma" ... vais desandar.

 

S ou um cidadão anónimo, não porque envio um texto para o CM mas porque faço a minha vidinha de casa ao trabalho, nos tempos livres estou com a família, gasto o dinheiro que posso com aquilo que ganho, acho que sou calmo mas não deveria ser eu a me avaliar. Por vezes, nesta vidinha que se leva, sem qualquer interesse de ser alguém, porque ter privacidade e viver no seu canto é um valor inestimável, há dias que não se consegue esconder o desalento, a indignação e muitas injustiças que se sofre. Por vezes sinto-me uma ave rara, no sentido em que tenho os meus valores e pratico mas vejo esta sociedade louca na trapaça, na inveja, no chico-espertismo, no enganar e não respeitar o próximo, porque só alguns contam.

Muitos, quando tenho os meus dias de azedo, com todos os sacrifícios e desafios que enfrento, mandam-me "ter calma". O que me irrita ainda mais, porque percebo o imperturbável relaxamento! Eu percebo a fleuma, aquela atitude de não mostrar qualquer emoção ou perturbação porque se controla tudo. O "tem calma" é porque estão bem e as ondas da indignação popular arruínam o seu esquema por depender da política. "Tem calma" é um acto de egoísmo.

Quando chega às eleições mudamos de posição e eles andam irritados, aflitos, e o problema deles em conseguir manter o seu estatuto parece problema de todos, querem falar com toda a gente como forma de garantir que controlam e sabem o que se passa, quando finalmente estão expostos a incertezas. Descer de um cargo político de 2500, 3500 ou 4000  para mil é para muitos o apocalipse, o fim da fleuma e do zen mas, os outros que vivem com o ordenado mínimo ou pouco mais, do que dá o desemprego ou o Layoff, é normal. Nós vivemos de ar! Somos saudáveis! O nosso dinheiro é fêmea! Não temos custos fixos para ficar pouco para a vida nem precisamos de ter qualquer ambição.

Por vezes, o desalento centra-se na compensação ou melhor, no retorno que se tem por se ter valores na vida, sobretudo em ocasiões de asfixia financeira em que se vê tachistas, perfeitos idiotas e inúteis, com grandes vencimentos mas que não sabem viver. É erro atrás de erro a consumir o dinheiro que ganham porcamente mas, apesar disso, e por terem enveredado pelo caminho sujo, têm sempre uma mão a amparar. E perante isto, surgiu agora um entendido da vida, que se tornou candidato, um abastado com oportunidades e que sabe chamar tantos nomes às pessoas e insultar a sua condição.

As redes sociais nesta eleição são um verdadeiro elixir na maioria, parece que estão a adivinhar alguma coisa, as Regionais também disseram muito, eu não vou ter calma, vou começar a chatear ... e sei como! Agora "tem calma" ... que vais desandar.

"Não sei quantas almas tenho."
Fernando Pessoa
(Novas Poesias Inéditas. 24-8-1930)

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: «Fui eu?»
Deus sabe, porque o escreveu.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 14 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira