Sondagem Porto Santo: precisamos de negociadores e não cegueira política

 

Bom dia CM e seus leitores, vou fazer uma análise "lateral" à sondagem do Diário de Notícias de hoje, sobre as Eleições Autárquicas no Porto Santo.

S em dúvida que "candeia que vai à frente alumia duas vezes" contudo, o facto de haver 2,2% de vantagem para o Partido Socialista nesta sondagem no Porto Santo, em relação ao PSD, esbarra com o grau de probabilidade de 95% e do máximo de erro da amostra em 5,32%, ou seja, 2,2% é, à primeira vista, periclitante. Quem tem mais votos fica com a Presidência mas depois, é preciso avaliar se é governável. Não vejo esse ambiente ...

Sobre a sondagem, plenamente confiável, ou seja, o trabalho é honesto! Deixo-vos um pequeno quadro sobre o número de eleitores necessários, no total do concelho, para obter as percentagens nas margens de erro ou nível de confiança:

Nota: as 318 entrevistas validadas no Porto Santo correspondem para a margem de erro e de nível de confiança da sondagem atendendo ao número de votantes.

Vamos recordar e fazer algumas comparações. Nas passadas Eleições Autárquicas, os resultados ditaram estes números para os 4 mais votados para a Câmara Municipal do Porto Santo:

  • PPD/PSD                        37,94% (1.283 votos): 2 mandatos
  • PS                                   36,99% (1.251 votos): 2 mandatos
  • MAIS PORTO SANTO 13,36% (452 votos):    1 mandato
  • CDS-PP                          3,70% (125 votos):    0 mandato

Nesta eleição (2021) existirá uma clara bipolarização entre PS e PSD/CDS porque, a confirmar-se o resultado do UNE, com 5,2%, ficará longe de conquistar um mandato de vereador. A bipolarização sugere voto útil ao eleitorado e as sondagens por vezes têm um efeito pernicioso para os pequenos partidos ou movimentos. Se a Presidência fica para quem mais votos obtiver, este terá 3 vereadores contra 2 do segundo mais votado mas, a Assembleia Municipal é uma eleição à parte e, a exemplo do que sucedeu no Funchal neste último mandato, a "política" pode se sobrepor aos interesses dos munícipes. A anterior Eleição Autárquica para a Assembleia Municipal produziu estes resultados:

  • PPD/PSD                        40,45% (1.368 votos): 7 mandatos
  • PS                                   33,62% (1.137 votos): 6 mandatos
  • MAIS PORTO SANTO 12,42% (420 votos): 2 mandatos
  • CDS-PP                            4,76% (161 votos): 0 mandato

Nas Eleições Presidenciais deste ano, o Porto Santo tinha 5.173 eleitores inscritos e foram votar 2.358, nem metade exerceu o seu direito de voto, 45,58%. Nas Autárquicas de 2017 a participação foi de 64,08%. Haver disputa, bipolarização, faz os portosantenses serem mais participativos. A presente sondagem do Diário de Notícias indica que foram validadas 318 entrevistas. Significa que auscultaram 6.14% dos eleitores inscritos no Porto Santo. Mais coisa, menos coisa ...

Cada eleição é uma eleição e as Presidenciais em nada se comparam às Autárquicas contudo, qual a apetência? Revelaram que um candidato a Presidente, para segundo mandato depois de um primeiro com sucesso e popularidade, Marcelo Rebelo de Sousa obteve 67,26% (1.553 votos) e em segundo lugar não ficou a candidata da área socialista, mas sim André Ventura com 14,98% (346 votos), seguido pela Ana Gomes com 9,14% (211 votos). A ilação que se retira é que não faz qualquer impressão aos portosantenses se é de direita ou esquerda, escolhem pessoas, por muito que transpareça haver carga ideológica. Portanto, a bipolarização não será uma disputa entre PS e PSD/CDS mas entre Miguel Brito e Nuno Batista.

O carácter dos dois candidatos desta bipolarização autárquica terá influência crucial no que falta de campanha eleitoral, e é bom que o tenham porque vai ser um mandato a negociar, negociar e negociar, se for possível, porque tendo de um lado o PSD com esta Renovação, já vimos que não olham para o munícipe mas sim para a política. É bom que olhem para o exemplo de Marcelo, fez a diferença ... é da personalidade, do carácter ...

Outro reforço para o carácter. A Câmara Municipal do Porto Santo tem andado em alternância e acaba um mandato do PSD, com um Presidente sério mas pouco activo para os desafios do Porto Santo. Se com um Governo Regional PSD, uma câmara PSD e até com um Presidente do Governo Regional que em tempos tutelou o Porto Santo, e não resultou, é tácito que os portosantenses se virem para outro lado. Por entre os muitos desafios existentes no Porto Santo, creio que é fulcral que a ilha deixe de ser quintal dos madeirenses apostados na sazonalidade de Verão e, como tal, é fundamental mover influências para que a Transportadora Aérea Nacional imprima uma outra aposta na ilha. Quem está melhor colocado? O PS. Não estou a dizer que vai resultar mas também do lado do PSD já vimos tudo! O coitado do eleitor é por tentativa e erro.

Um lamento e um desejo, que a energia do Luís Bettencourt seja aproveitada!

É tudo, obrigado pela publicação e força CM!

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira