Promenade e Ciclovia avançam em São Gonçalo

 

É oficial! A Câmara Municipal do Funchal para aligeirar o projeto da Promenade e da Ciclovia em São Gonçalo vai transladar a Ciclovia da Estrada Monumental para a Estrada do Aeroporto. Segundo o novo Presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, Tiago Freitas, a Ciclovia será a primeira promessa das 323 que o PSD fez nas Autárquicas de 2021 a ser cumprida.

A transladação será um projeto arrojado de engenharia financeira, que por isso será coordenado por Pedro Calado. Segundo se soube, a ciclovia da Estrada Monumental será arrancada por um processo de aspiração por vácuo, enrolada, transportada em camiões para a antiga Estrada do Aeroporto e depois colada com Araldite sobre o tapete antigo. Com a nova dinâmica do Município, espera-se que  o projeto esteja concluído em 5 dias.

Tiago Freitas avançou que a promenade e a ciclovia serão construídas desde o Centro de Inspeções até à Cancela e terá 8 metros de largura para que os milhares residentes de São Gonçalo possam usufruir de um espaço de Jogging e lazer que foi sempre ignorado pela Junta anterior. E concluiu que, em termos urbanísticos, será construído um varandim de guarda em acrílico transparente e com prumos em inox para permitir aos utentes admirarem a excelente vista sobre o Funchal, enquanto não vem algum mamarracho prometido.

Ao lado da Promenade será colocada a ciclovia, restando uns bons dois metros para os automóveis. Devido à nova condicionante na circulação automóvel, às terças e quintas-feiras o trânsito será efetuado no sentido Cancela-Funchal, às segundas e quartas no sentido Funchal-Cancela e só serão autorizados veículos elétricos.

Dada a extensão de 5.8Km da Promenade, serão colocadas de 300 em 300 metros quinze roulottes da Nico’s Burguer e dois desfibriladores para os ciclistas com problemas de gota. Tiago Freitas adiantou que no fim do trajeto será distribuído um frango e um palito por utente pela Casa do Povo de São Gonçalo.

Os residentes das moradias de luxo do Palheiro Ferreiro temem que a ciclovia e a promenade tragam demasiado ruido para uma zona referida como fina, já requereram uma Providência Cautelar para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, alegando a falta de classe da gentinha rasca que vai aparecer por lá para exibir os corpos cheios de celulite.

Tiago Freitas terminou a apresentação do projeto advertindo os jornalistas que não serão permitidas trotinetas elétricas por causa dos sismos e das alterações climáticas.

Nota: como devem ter percebido, durante a campanha eleitoral o PSD prometeu ciclovia em São Gonçalo e agora pretende arrancar na zona hoteleira.