Os pirilampos laranja


H oje (27-9-2021) o Diário mais lido da Madeira trouxe na sua 1ª página um título bombástico “Calado arrasador” relativamente à vitória da coligação PSD/CDS com 47% dos votos dos 57.135 votantes, representando 25% dos inscritos. Nem o seu congénere do mesmo lado da ribeira betonada, conhecido pela sua independência, se atreveu a tanto neste dia festivo para os seus patrões. 

Vejamos então o que significa “arrasador” para o Diário: 

A Coligação PSD/CDS obteve 26.841 votos contra 22.691 da Coligação Confiança, isto é, uma diferença de 4.147 votos, sensivelmente dois terços do número total de militantes dos dois partidos que constituem a coligação.

Se compararmos com 2017, a coligação Confiança obteve 23.577 votos contra 17.971 do PSD, ou seja, com uma diferença superior de 5.606 votos e, com isso, o Diário fazia a sua página com “Confiança absoluta” e não “Cafofo arrasador”, ou seja, em 2017 a vitória de Cafôfo era “absoluta” mas não era “arrasadora”!

Para sermos justos, se somarmos os votos do PSD e do CDS em 2017 teríamos 22.790 votos com uma diferença de 787 votos para a coligação Confiança, ou seja, se os dois partidos tivessem concorrido juntos, a primeira página do Diário a diferença da coligação não seria “arrasadora”.

Compreende-se que em quatro anos o Diário tenha evoluído e o termo “absoluto” signifique hoje o mesmo que “arrasador”, mas o que é difícil de compreender é que um Diário, que se diz independente, trate números semelhantes de modo displicente. Não se conhece ainda os motivos para tratar diferente o que é igual, mas um dia a História julgará.

Para sermos honestos, o título da primeira página do Diário deveria ser “Coligação PSD/CDS Absoluta”. Fica o reparo!

Com tudo isto, começa a suspeitar-se que começam a aparecer uns pirilampos a irradiar a cor laranja por conveniência e cada vez mais os inúmeros leitores da imprensa regional começam a ficar convencidos de que Pedro Calado está a ser levado literalmente ao colo para o poder.

É humano as pessoas cederem ao poder, resta saber a que preço.

É tudo. Boa noite!

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira