O madeirense é escravo na sua terra e não sabe


Você vai "obrar"?

D omingo próximo há muita coisa em causa, não serve só para determinar quem são os novos detentores dos cargos do poder local. Tudo parece natural na Madeira, apesar de tremendamente errado e sucede por "acostumação", falta de capacidade de indignação e reivindicação, medo, deixa andar, até que aparece uma enormidade para pagar.

O voto é secreto mas, ninguém sabe se secreto com o desejo de pertencer à máfia ou já inseridos nela. Se secreto para perceber que este rumo não é de mérito e de fiar mas tão somente improdutivo e de mão estendida para o continente e a Europa, insultando quando acaba o "combustível para a marcha". Se acaba tudo fica desmascarado. Somos improdutivos, só despesa, desenganem-se daquelas contas de superavit.

O voto é secreto e por essa razão se determinará se as pessoas são honestas com o seu futuro e se estão bem informadas. Se alcançam. 2+2, A logo B. Se pensam só em si ou na comunidade, se acham que sairão ilesas com isso. Servirá para avaliar a sensibilidade para a cleptocracia que se vive, a compra de partidos pelos DDT depois de assumir a política no principal partido. Servirá para perceber se o madeirense está contente por haver cada vez mais pobres e achar natural, se tem capacidade de comparação com todos os outros povos e regiões que nos ultrapassam no desenvolvimento humano, se percebe e consente ou se percebe e não consente.

No próximo domingo ou se avolumam as famílias já de si numerosas, boa vida, ou é caminho para a plebe nem nascer ou renascer. Determinará que continuaremos a sangrar na demografia e se os madeirenses acham bem. Saberemos se o madeirense gosta de ver os outros muito ricos com o seu dinheiro e se estão conformados como pobres agradecidos com a caridadezinha. Se têm ambição. Se consentem mais tachismo perante as suas qualidades pessoais, formação e habilitação, se aceita 100% de concursos mafiados para tentar uma cunha. Se aceita o chavão "os outros são iguais" para não mudar. Nunca me esqueço quem aliviou a austeridade e com que coligação foi.

Mas domingo, uma equipa que representa o passado e razão da nossa situação se apresenta perante outra de futuro, dos tais desconhecidos que nunca são conhecidos por falta de oportunidades, eles simbolizam muito. Você valoriza essa mudança? Domingo você vai dizer se concorda com aquilo que vê na Madeira e deseja continuar, se quer um valente safanão no partido do poder para que algo aconteça. Domingo você vai dizer se quer renovar por mais 40 anos do mesmo. Pense nisso. Se ele ganha você autoriza, avaliza tudo o que de errado se vê e ouve. Não sei se então ficará alguém para lutar por si e, finalmente descobrirá que é escravo na sua própria terra e não sabe. Não viu como o candidato das promessas e do mel o que já disse? Ele só está em campanha eleitoral, a natureza não muda, nem todos os lóbis por trás.

Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira