Cumbre Vieja: ponto da situação (15:00)

 

T enho que dar razão ao formato de anonimato do Correio da Madeira, no início eu não concordava mas, bastou ver os comentários ao Cumbre Vieja para perceber que há gente que descarrega fel e outros que não admitem que mais alguém domine alguma coisa.

O vulcão do Cumbre Vieja fez mais um "furo", ou seja, uma boca eruptiva por onde sai mais lava. Dista 900 metros do conjunto de 7 bocas eruptivas iniciais. Por baixo da terra, o vulcão "trabalha" para encontrar mais zonas fracas para expelir a sua força, portanto, continua a "picotar" a área e mostra pela quantidade de bocas que vai somando um circuito de fragilidades.

Ninguém está a exagerar ou a desejar o apocalipse, parece que a Madeira padece de falta realismo, tudo é segredo ou as pessoas são muito frágeis que não podem encarar as notícias como são. É preciso que se saiba que, desde a monitorização das erupções ocorridas em La Palma, a partir do século XV, esta é a oitava e todas elas ocorrem através de duas fissuras alinhadas na crosta que têm 200 metros de distância uma da outra, em paralelo, e orientam-se de norte para sul, são as que estão na base do estudo que muitos querem desacreditar. Nunca os visionários foram bem encarados pela humanidade, sabemos encontrá-los no passado mas não os detectar no presente. Preferimos, para nosso conforto, menorizar.

O que sei é que a natureza vai actuando e somando, começamos com 5000 desalojados em 85.000 que é a população da ilha, vamos em 10.000. É a ilha do arquipélago mais próxima da Madeira, pouco mais de 450km. A Madeira também tem sentido sismos, a quem pertencerá? Às Canárias tal como a Covid era estrangeira mas depois também foi nossa? Ao movimento de placas? Ao magma ou à lava que também anda mais à superfície do que julgamos numa ilha que se formou por vulcanismo? A que se devem os sismos na Madeira?

Neste momento, há um abrandamento da actividade vulcânica em La Palma, há menos lava a sair e está com um galgar do terreno mais lento, contudo, novos sismos ocorrem com características um pouco diferentes do expectável pelos cientistas, o que os deixa apreensivos sobre o que terá Cumbre Vieja todavia por desvendar. É tudo por agora, não desejo falar da destruição.

Nota: para a Madeira, dos 7 perigos de um vulcão, línguas de lava, cinzas, fluxos piroplásticos, emissão de gases (dióxido de enxofre), Lahares ou rios de lama, deslizamento de encostas e tsunamis, segundo a orientação do vento, deverão se preocupar por agora com os gases e as cinzas. Os gases podem provocar dor de cabeça, vômitos, asfixia e irritações de olhos e pele. Estas emissões podem causar a contaminação do ar e da água. Têm um alcance de centenas de quilómetros, a Madeira está a pouco mais de 450km de La Palma.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira