As autárquicas no Funchal apreciadas via facebook


B oa tarde minhas senhoras e meus senhores. Sou residente no Funchal, e segui a pré-campanha e a campanha para as autárquicas neste município com algum interesse através do Facebook. Algum interesse digo eu, pois desde início sei em quem eu vou votar: faço parte da franja da população que se quer livrar a todo o custo do PSD-M, e estas eleições são para apoiar o candidato que impede que o PSD-M ganhe as eleições.

A meu ver a campanha iniciou-se com a publicação da lista de vereadores da Coligação Sempre à Frente… embora logo a seguir essa Coligação não tenha dado seguimento a esse primeiro impacto. Pensava-se que iam arrancar com alguma coisa… mas afinal havia um vazio de ideias… para além de desconhecimento do âmbito de competências desta autarquia.

As redes sociais entraram em campo e sistematicamente conseguiram gozar com as propostas de Calado, e mostrar a incompatibilidade entre o Calado Vice-Presidente do Governo Regional, Calado Vice-Presidente da Câmara, Calado candidato atual à Câmara Municipal do Funchal e Calado zelador do interesse do munícipe.

Chega-se ao fim desta campanha e constata-se que o discurso de Calado é desligado (i.e., as propostas e as críticas apresentadas não fazem parte de um todo coerente). Só há uns tiros para o ar…

A campanha de Calado foi tão má que eu, até ver o Debate na RTP-M, acreditava piamente que Calado queria perder estas eleições para ser presidente da Empresa de Eletricidade da Madeira… cargo cómodo com mais privacidade e bastante mais rentável.  

Ficarão para a história as propostas apresentadas por Calado. Provavelmente irão assombrar o próximo candidato do PSD-M às regionais: se a Câmara consegue, também o Governo Regional consegue! Se é certo para os funchalenses, também é certo para a restante população! A Oposição até poderá utilizar uma variação da formula que foi criada para prejudicar Cafofo: exigir que Albuquerque e o PSD-M cumpram as promessas feitas por Calado (tal como, os laranjas as exigem de Cafofo e do PS). 

Incrivelmente, os meus “amigos” facebookianos laranja estiveram calados o tempo quase todo: não criticaram Gouveia, nem divulgaram as propostas de Calado. 

Os “amigos” rosa estiveram um pouco mais intervenientes, especialmente apoiando as críticas a Calado e divulgando os feitos de Gouveia. Neste tempo todo, no meu facebook vi duas fotos da CDU e uma do PTP … e foi nas últimas duas semanas. Muito pouco para quem quer ser eleito.

Acredito que Miguel Silva Gouveia vai ganhar embora tenha feito uma campanha sóbria, sem brilhantismo nem chama. Bastou-lhe não errar … 

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira