A Madeira em obras


O s turistas que nos visitam conhecem a Laurissilva, o Cabo Girão, o Rabaçal, a levada do Alecrim, a espetada, o bolo do caco e a poncha mas, será que conhecem as magníficas obras que a Madeira tem? A estratégia no Turismo no Funchal está completamente errada, o "sonso" do Gouveia não tem visão, esse que "protegeu os interesses bancários, amortizou dívida bancária e prejudicou a qualidade de vida da população", imaginem, nem foi preso! Isto é o descrédito da Justiça!

Depois de ouvir esta teoria, os jornalistas idóneos do Correio da Madeira, por uma pequena tossezinha derivado à zaragatoa, foram corridos à pedrada da Rua dos Bisnetos e por um malho de 7 kg a voar, que por azar acertou no senhor guarda Galinha, até lhe avergou a mota. O PSD jura a pés juntos que estes jornalistas só dão notícias falsas sobre o PSD e têm uma tossezinha irritante sempre que fala o candidato Calado. Os mais famosos jornalistas, ainda no activo na Região, depois de ouvir Calado, decidiram fazer um roteiro turístico à volta da Ilha. Sem antes rebentar mais um pé de vento na sede dos cor-de-abóbora, já parece a sede do Chega, o vândalo dos cartazes da Iniciativa Liberal assoma-se à janela e em pranto: - o Galinha já está a multar a eito na 5 de Outubro, acima da nossa sede. O apoiante pacífico que atirou um malho, ameaça agora o polícia com um frango congelado. Os jornalistas idóneos que nem provocam más notícias ao PSD ainda perguntaram: - Quer o malho de volta?

Como a polícia não fiscaliza a via rápida, montaram na trotineta elétrica e lá foram em direção a Santana. Ainda não era hora de ponta mas, o número de camiões que agora circulam na via rápida, cheios deslizamentos de terra e enxurradas do futuro, não lhes permitia acelerar como os aceleras das motas, mas na descida do Caniço tiraram a barriguinha de miséria a 230Km/H e passaram por Machico sem se aperceber.

Em trinta minutos chegaram ao Faial mas tiveram de reduzir a velocidade porque a estrada estava em obras. A partir dali eram obras de quinhentos em quinhentos metros pelo que o melhor era ir a pé e levar a trotineta às costas. Entretanto, o jornalista mais letrado conseguiu ler um SMS que dava conta do seguinte: "Colega, não quer voltar para trás? Calado teve multa e está à janela num discurso inflamado de "prendam a polícia"! Resposta: "Ainda não recebi os 5000€ pelo meu filho para abastecer a trotinete, não aceitam frangos congelados na bomba!" xiça!!! novo SMS: "Ahhh sua burra isso é elétrica!" .. RRRRRRR: "Burra és tu, os elétricos no Porto Santo já usam comBustível Phóssil!"

Quatro horas depois chegaram a Santana, e depois de encherem o bagulho com duas cervejas e um prato de tremoços, porque o Chefe de Redação que precisa de empregados (e não encontra) só paga dois euros de subsidio de almoço, seguiram em direção a São Jorge enfastiados.

O objetivo era chegar cedo para serem os primeiros a cobrir a inauguração do novo traçado de São Jorge. Enquanto alguns trabalhadores pintavam a via, os jornalistas idóneos lá seguiram cantarolando, para ver se não eram corridos de novo, o ... “quem é que haverá, quem é que não acha, que é o PSD que põe a Mamadeira em marcha”. Pronto! O jornalista idóneo gago denunciou tudo, os empregados do Abelindo olharam capazes de derramar a betoneira para fazer de estátuas para a rotunda. Como um jornalista idóneo também usa hélice ao pescoço, o funcionário mais trolha ainda cumprimentou com um "olá senhor Medeiros, gosto muito de ler os seus artigos enquanto estou a obrar naquela casota de plástico ali".

Mas o melhor estava para vir, quando o túnel finalmente terminou numa grande rotunda suspensa num viaduto. Era enorme e lindo de se ver! Os turistas vão ficar babados porque na terra deles aquilo não existe! Deve ter custado uma pipa de massa, mas o importante é ser mais uma lição da Madeira ao mundo! Realmente podia-se andar mais uns metros e fazer um acesso mais barato, e poupar uns milhões, mas não seria a mesma coisa. E não havia festa na casa de Ponta Delgada ...

A rotunda suspensa era tão grande e espetacular que os jornalistas não resistiram em dar quatro voltas pensando que, enquanto o túnel seguinte estivesse em construção, o bom mesmo era levantar no meio da rotunda uma torre Eiffel com uma gambiarra e um bar do Café do Teatro para matar a sede aos milhares de carros que por lá vão passar todos os dias.

Entretanto chegou mais um SMS: "está pegando rijo na Rua dos Bisnetos, apoiantes de Calado de um lado com frangos congelados e a BIR do outro com cassetete XXXL. Calado dá ordem de prisão à polícia, tudo para as masmorras da sede do PPD" ... poça, a polícia política entrou em ação.

Pena não estar o Amílcar para dizer "é brutal". Está a tentar pôr a água ao dobro do preço no Funchal para mais obras.