A ilha dos porcos


B ig Major Cay, conhecida pela Ilha dos Porcos, é uma ilha do arquipélago das Bahamas nas caraíbas. A paradisíaca ilha é conhecida por ser local onde os porcos nadam, junto com os turistas, em águas límpidas cercadas por belíssimas praias de areia branca.

Por falar em ilhas paradisíacas, o Governo Regional da Madeira prepara-se para proceder a alterações na orgânica do Governo Regional face aos resultados das últimas eleições autárquicas. Embora se adiante que a remodelação já muito que estava pensada, os bons resultados das autárquicas podem ser um travão à nova estratégia do Governo.

É público o regresso de Rita Andrade à pasta da Secretaria Regional da Inclusão e Cidadania, de onde nunca devia ter saído. Envolto em algum secretismo fica por explicar o porquê da saída de Augusta Aguiar mas, subentende-se que por alguma bronca que ainda está no segredo dos deuses.

Outra personagem amorfa deste Governo, que tarda em ser transladada, é Humberto Vasconcelos, que pouco ou nada tem feito pela agricultura e que só criou problemas com as bananas ... mas vai se governando.

Susana Prada é outra Secretária, que pouco ou nada tem feito em matéria de Ambiente e que já mostrou que não tem jeito nenhum para a política, fugindo dos problemas como o diabo da cruz, em vez de resolve-los.

Eduardo Jesus é o protótipo de gestor que fica melhor na fotografia do que a gerir o que quer que seja. Despedido uma primeira vez, esta segunda oportunidade não lhe está a correr nada bem. Preocupa-se mais em aparecer do que a criar uma nova estratégia estruturante para o sector do Turismo. Digamos que felizmente foi ajudado pelo fim anunciado da pandemia, mas tardam em aparecer resultados.

O Sr. Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho é um fenómeno inexplicável de durabilidade pela forma como impõe as suas decisões irrevogáveis, o que cria algum repúdio na opinião pública.

De pedra e cal, parece estar Pedro Fino, que além de ser um menino bem comportado como as Construtoras gostam, é alguém que percebe de obras e que será necessário para o Governo brilhar com o novo Hospital Central do Funchal, que aposto que encontrarão forma de ser "inaugurado" antes das próximas Eleições Regionais.

Outro Secretário, que ganhou o respeito da população face à crise pandémica, foi Pedro Ramos que, além de ser reconhecidamente melhor médico do que político, tem uma imagem de querido mas tarda em solucionar os problemas estruturais do Serviço Regional de Saúde por estar rodeado de gente incompetente. E a bazuca? O homem vai ficar assoberbado, por favor não me mandem mais dinheiro!

Os Secretários Regionais da Economia e do Mar devem estar seguros nos seus tachos, porque apesar de tudo e com a coligação, são os menos ameaçados neste XIII Governo. A coligação é superior aos superiores interesses da Madeira, por isso nem têm direito a qualquer comentário escrito.

Para o novo Secretário das Finanças, fica o benefício da dúvida, porque ainda não teve tempo para brilhar, mas o facto de ter sido o braço direito de Pedro Calado pode prejudicar a sua futura imagem.

Fora da lista dos dispensáveis fica Miguel Albuquerque, porque é o Presidente do Governo desta Ilha paradisíaca do Atlântico com praias de calhaus, onde por mais que se mudem os porcos, o "chiqueiro" vai continuar o mesmo.

Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 28 de Setembro de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira