Terra de Loucos que nos Insultam

 

Amplie por favor

Boa-tarde, CM e seus leitores! Um bem-haja a esta plataforma!

E screvo de um pequeno sítio (Fajã da Ribeira, Ribeira Brava) onde já é difícil aturar tanta incompetência que roça outra coisa. Como podem ver através da foto 1, andaram a pintar limites de 30km/h na estrada (poder autárquico). Basta olharem com atenção que se verifica logo problemas bem mais graves (até porque aqui neste sítio não dá para andar muito depressa pois grande parte da estrada tem carros estacionados numa via, deixando apenas outra para circular e já falam há anos de colocar lombas, vejam lá).

Nessa foto vê-se a ponte, única ligação rodoviária e pedonal deste sítio. Reparem nos carros estacionados em cima de uma ponte. Povo superior, hã? Então a carrinha da associação dos motards (a branca), que não se sabe bem o que fazem para merecer o uso da antiga escola primária para seus 3-4 convívios anuais, está ali todo o ano.

A PSP passa ali e nada vê. São capazes de "ralhar" miúdos que dão uns toques numa bola nessa zona mas não vêem o óbvio. Então desde que abriu um bar nas proximidades, o problema piorou. Bem me lembro do que a PSP fazia (e bem!) a alguns empresários: carros estacionados ao longo da estrada porque iam àquele negócio, multa! Os empresários passaram a comprar terrenos para fazer estacionamento gratuito para clientes, o que deve ser. Reparem que neste caso até vemos carros estacionados em cima de uma curva sem visibilidade, na qual se encontra o negócio.

Como podem ver na foto 2, andaram aqui malta do AFA (quem mais?) a fazer intervenções nesse passeio e nas redes no interior. Deixaram assim, há vários meses. Aqui temos um ceguinho, que ganha a vida nos raspas e lotaria, o Senhor Jordão. Tem como opção ou um passeio neste estado ou outro cheio de fezes de cão, abandonados ou com dono.

Por causa da levada, foi feito um requerimento ao "Senhor Governo" para que isso se realizasse. Mais de 3 anos depois é que decidiram responder (a lei define 3 meses como limite), chamando os representantes dos residentes para uma reunião. A levada continua por fazer, a ligação da água que corre na ribeira para o sistema de levadas existente na zona. A autarquia realizou obras nas levadas e veredas, com atraso de uns 20 anos. O essencial, que é a ligação da ribeira a esse sistema de levadas, é que... nada.

Por falar em veredas, criam sempre varandins de cor vermelha. O poder autárquico (JF) foi avisado, a resposta foi incrível: pintam-se os varandins de vermelho pois é a cor da freguesia. Ninguém fala do verde por ser a cor do Clube Desportivo Ribeira Brava, mas sim porque, de acordo com o estudo da cor bem como a integração paisagística, é claramente a cor mais indicada.

Por último, de acordo com o que está na foto 3, esta antena de rede móvel. Não só não está completamente esclarecido que tais torres não trazem efeitos nefastos para a saúde humana, como, em caso de aluvião, tempestades, etc., o mais provável é que a mesma possa cair. Em cima de casas. É uma questão de saúde e de segurança. Para não falar do enquadramento paisagístico – disfarçar de árvore. Até dá para usar somente a parte vermelha e branca numa colina, evita-se tanta altura da estrutura. Quando avisado o poder autárquico, eis que os mesmos reagem dizendo que não iam pôr em causa o arrendamento do terreno que dá uns trocos a uma família da zona. É esta a ordem de prioridades: o individualismo e o dinheiro, não a saúde e segurança. 

Isto para não falarmos de outros comportamentos desprezíveis, com a falta de fiscalização e actuação que já se conhece. Por exemplo, a distância de uma parede de uma casa para uma estrada é de 3 metros, de acordo com a lei. Mas alguém liga? Bota massa!

Isto é apenas num sítio. O que não andará por essa Região fora? Termino com uma foto de uma inscrição na casa de um vizinho, a 4.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 18 de Agosto de 2021 18:31
Todos os elementos enviados pelo autor.