PSD quer uma Marina Porto Moniz


A notícia caiu como uma bomba na Redação do Blog mais lido do mundo. O Presidente do Governo Regional, num raro momento de lucidez, na presença do Candidato Raimundo Silva, anunciou uma Marina no Porto Moniz.

Segundo o Presidente do Governo, a Marina do Porto Moniz não vai ter custos visto que a Marina do Lugar de Baixo vai ser transportada por camiões da AFA para o Porto Moniz em troca da extração de pedras das ribeiras. 

O Presidente reconheceu o erro da construção da Marina no Lugar de Baixo mas, afiançou que o mar do Porto Moniz é mais calmo quando comparado com o do Lugar de Baixo. Segundo o ainda Presidente do Governo Regional, já foram feitos estudos baseados em dados de ondulação com uma boia do Porto do Funchal, que indicam que a construção de um molhe de proteção entre o Ilhéu Mole e o Restaurante Cachalote vai minimizar os efeitos da ondulação. Visivelmente eufórico, o Presidente adiantou que o pontão de vinte metros de altura irá unir a Vila ao Ilhéu Mole onde também será construído um Hotel de 7 estrelas pelo Grupo Pestana. O Acesso ao Hotel será efetuado por um teleférico entre o Heliporto e o Ilhéu, o que vem mostrar que o PSD sempre foi um partido com visão.

O Presidente referiu-se ainda ao exemplo do sucesso da Marina de Ponta Delgada e da piscicultura do Seixal, para justificar o projeto da Marina do Porto Moniz e concluiu que sempre foi uma aspiração da população idosa do Porto Moniz ter um lugar seguro para os seus barcos. Para terminar, o Presidente colmatou que para viabilizar a Marina será construída uma ciclovia na marginal, entre o Seixal e o Porto Moniz, passando pela Ribeira da Janela, para que toda a população possa usufruir da Marina.

Quando questionado se a alteração da direção da ondulação iria inviabilizar a utilização das piscinas naturais do Porto Moniz, o Presidente afiançou que seria criado um sistema de bombagem de água residual para encher a piscina no dias calmos, o que acontece apenas em 6 dias por ano.

Emanuel Camara reagiu ao anúncio do Governo, dizendo-se chocado porque o Governo não  acautelou o habitat natural das lapas. Já o jornalista Mário Gouveia, presente no anúncio do Presidente do Governo, confessou que o Ilhéu Mole seria um lugar excelente para passear a mãe.