Porto Santo em alerta


Senhor Secretário da Saúde!

C onfesso que fiquei preocupado com a notícia de que, o único médico de Medicina Interna no Porto Santo, pediu para retornar ao seu serviço no Funchal, no final de setembro, por falta de condições financeiras. Será coincidência? É logo depois das eleições. Não querem que se saiba disto?

Mais uma vez a população do Porto Santo é que irá sofrer. Um serviço que tem sido vital para os utentes, que a todos deixam mais seguros e confiantes, será descontinuado. O médico em questão é dedicado, profissional e colhe a simpatia e confiança total de toda a população. Será que alguém já refletiu quantas vidas salvou no Porto Santo? Quantos utentes ajudou? Quanto dinheiro poupou o SESARAM com a sua presença permanente na Ilha? E a assistência que deu ao Centro de Saúde? E o conhecimento que partilhou com os colegas? Não conheço a pessoa em questão mas todos dizem muito bem das suas capacidades. Quer utentes quer colegas. Não quero dizer que a restante equipa do centro não seja eficaz a tratar os casos primários mas … falta organização no Centro de Saúde. Falta Coordenação no Centro de Saúde. Falta liderança no Centro de Saúde. Enfim … falta tudo no centro de saúde, inclusive saúde. Os profissionais ou supostos profissionais encontram-se acomodados e com falta de orientação. 

A atual direção clínica, já deveria ter sido mudada. É o maior entrave à evolução dos serviços e a grande responsável por esta situação. Uma direção que cada vez que se pronuncia ensombra a classe profissional e que perdeu os créditos junto da população, que nada fez ou faz, para manter o médico na Ilha, deve ser substituída. Ao Dr. Rogério, peço que como utente, ouça bem, como utente, abdique do cargo. Faça esse favor ao Porto Santo! Teve o seu tempo mas ficou preso nele. Um centro de saúde não pode viver de remendos, tem de ser reestruturado por completo. Tem muitos vícios nefastos sendo você um deles.

Ao Emxº Sr. Secretário da Saúde e sua presidente do SESARAM … arranjem condições para este senhor Dr. ficar na Ilha. Podem até dizer que virá outro médico mas, se não derem condições, ninguém se fixará no Porto Santo. Pague a este profissional o que lhe é devido e merecido que ele fica para bem de todos os Portossantenses.

Queria também lhe dizer que quando vier ao Porto Santo, visitar o seu compadre, saia da barraca e vá auscultar a população. Não se deixe convencer pelos “influencers” que costuma estar rodeado. Fica-lhe mal depois vir para a comunicação social dizer coisas descabidas da realidade do Porto Santo. 

Emxº Sr. Secretário, deveria ainda demitir os seus assessores e respetivos presidentes dos institutos pois prestam um mau serviço à população. São por demais as evidências do caciquismo destas senhoras. Lembre-se também que um dia poderá necessitar dos serviços de saúde regionais … Aliás, quero avivar a sua memória e recordar o que aconteceu com o seu colega e antigo diretor clínico … foi ignorado pelos seus, após as asneiras que fez no SRS. 

Já agora, para quê um Centro de Saúde novo se o mais importante não tem saúde?

Peço à população que se faça ouvir. Reclamem e protestem. Sejam ativos. Não deixem este senhor ir embora. Demonstrem o afeto e o respeito que têm por ele. 

Se não sabiam disto, ficam a saber!

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 02 de Agosto de 2021 13:24
Todos os elementos enviados pelo autor.