Para mudar o PSD é preciso derrotar o que existe.

 

Amplie por favor, deve ser lido.

B om dia a todos. Entendo que é hora de dar sem hesitações um salto qualitativo na nossa democracia. Vou falar de política mas se cada um defender as suas cores isto não vai dar certo. Contudo, porque escrevo para o Correio da Madeira, a minha exposição é possível e aqui vai.

O PSD Madeira foi ao longo de décadas um partido que, avaliando os seus exageros, era um mal menor por falta de quadros na oposição que oferecessem garantias. Foi isto que muita gente pensou e votou contrariada, ou não votou. O problema é que quanto mais se votava e o PSD Madeira ia ganhando, com maior ou menor facilidade, os outros nunca tinham uma oportunidade para crescer. Portanto, a nossa falta de coragem em mudar por dúvidas nos outros, fez-nos cair no erro de alimentar o que andam por aí a chamar de monstro, uma imensa massa de interesses que suga o Orçamento Regional e destrói o desenvolvimento integral da Madeira.

Muita gente, a mais idosa, vota por habituação e pouco ou nada interferem as notícias ou o que se passa nas redes sociais. Depois temos os fanáticos partidários, que entendem a política como o futebol, escolheram um dia aquela equipa, consagraram-se a ela e mudar é uma heresia ... até que lhes pisem os calos. Mas, a estes alimenta-se com pequenas benesses e narrativas falaciosas. É importante colocar respostas na boca deles. Depois temos uma massa adulta, cada vez mais urbanizada nas mais diversas centralidades da ilha, com vivência diária que lhes dá experiências de vida e de funcionamento da democracia. Têm um entendimento superior do que se passa. Temos ainda os que foram atingidos pelos abusos de poder ou pelos calotes do mesmo. Temos intelectuais, entendem, expressam-se, mas não sabem descer à compreensão da maioria e perdem-se. Em suma temos muitos prismas na nossa sociedade.

O PSD Madeira está num processo tresloucado, o seu principal líder, o idoso, refina nas atitudes que lhe deram vitórias noutros tempos, julgando a sociedade no mesmo grau de evolução. Vive nas certezas que lhe deu certo no seu tempo e acha que para os tempos actuais continuam a ser validas. Por outro lado vive em sobressalto, de esconder o que está errado e de proteger o que é nefasto à Madeira, oriundos da sua governação. Não quer dar o braço a torcer, não quer assumir erros e isso evita-se mantendo até à exaustão o regime tal como está e alimentando os Renovadinhos ... perdidos.

Com estas prioridades, do idoso e dos objectivos pessoais dos Renovadinhos, temos falta de espaço e ficam de fora todos aqueles que, sendo lúcidos e desafectados por interesses, foram marginalizados e não realizam qualquer up-grade ou mudança política. Por esta razão, impossibilidade de corrigir, o PSD Madeira definha. Ao esbracejar, apanha franjas piores e sem comparação com aqueles social democratas que baniram. É assim que surge o CDS, com seus abusos e tachismos, de todo diferente do moralista que frequentou a Assembleia Regional durante largos anos. Temos o Chega, um satélite extremista e radical sempre em convulsão e suspeito das intenções, longe da matriz social democrata que persegue a utopia de bem estar para toda a população. É mais um saneador que se junta ao PSD Madeira actual dos interesses e do sectarismo. Temos ainda o RIR, insignificante e um insulto a muitos social democratas que estão de fora, alguns isoladamente são mais angariadores de votos do que aquele partido! Todos os seres menores aproveitam-se da fraqueza do PSD e acredito que muitos social democratas estão de parte de qualquer benesse ou cunha, vivem com a sua social democracia como a restante sociedade.

Estas Eleições Autárquicas são importantes, desde logo porque elegem os representantes eleitos democraticamente mais perto de nós mas, não só. Estamos num autoritarismo atroz que pode piorar mas está em corda bamba, se ultrapassarem este momento, você estará em maus lençóis. Pedro Calado representa mais do que um lóbi, é o garante de poder absoluto por mais décadas. Se for aprovado, se for tornar vencedor, autorizado por votação para as políticas sectárias que pretende, será balão de oxigénio ao regime, à praxis e aos interesses. Se perder, se na generalidade os resultados Autárquicos forem maus para o PSD Madeira, se feitas as contas pelos votos e extrapolado para Regionais e o PSD Madeira, sob todas as coligações possíveis não der para manter o poder, saberão que a era chegou ao fim. Saberão que têm 2 anos para mudar algo ... ou perdem. O que ocorre daí para a frente não é da minha conta.

Este momento é crucial, você vai receber 3 votos, vai determinar o que quer nas Autarquicas mas no futuro político. Perceba o momento que está a viver e que pode mudar tudo! Eu, se fosse um social democrata livre e bem formado para o bem comum, saberia que para dar o salto para uma hipótese de esperança, não é momento de estar ao lado do PSD Madeira ... um partido fora da matriz social democrata, só quer poder.

Anexem um artigo que explica o que se passa no PSD nacional, em tudo igual à Madeira e que complementa o meu escrito. Obrigado pelo vosso serviço público.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 24 de Agosto de 2021 12:22
Todos os elementos enviados pelo autor.