O escândalo da emissão de ruído das motos

 

E ste artigo foi feito a partir de uma investigação de factos de fontes reconhecidas internacionalmente como o "Der Spiegel" e o "Sueddeutsche Zeitung", as Hiperligações das paginas são traduzidas pela "google Translate" do francês e alemão para português, e a qualidade da tradução fica por vezes um pouco aquém daquilo que era de esperar, e é só para sublinhar o meu artigo que escrevi em Português. Isto é destinado a todos aqueles que sofrem com a Poluição Sonora e dos excessos na via pública. Uma das formas para resolver este grande problema e tentar entender, é aprofundar os conhecimentos deste fenómeno e ver como os nossos países vizinhos estão a lidar com estes, fenómenos prejudiciais à saúde e ao bem-estar público em geral!.

No final vai ver que não são só motorizadas com canos de escape manipulados a fazer barulho mas sim Motos de Fábrica com canos de escape de Fábrica que legalmente atingem ruídos elevadíssimos, e que são uma vez mais os construtores como a BMW e a Ducati que pertence a Audi/ Volkswagen que estão a oferecer os seus clientes Motorizadas extremamente barulhentas e a polícia nesses casos onde não existe manipulação de cano de escape nada ou pouco pode fazer. Uma vez mais a industria Automóvel por detrás disto como já não bastasse o Diesel Gate, uma vez mais estão a contribuir para a morte prematura de milhares de pessoas na Europa.

Combater os canos de escape modificados ilegalmente como existem muitos na Madeira pode ser concretizado pelas autoridades no futuro, mas o problema maior está nas motas originais de fábrica e da forma como elas são testadas, e que estão autorizadas a fazer barulho por lei!

Como a Europa está a combater o flagelo do ruído sonoro dos carros e motos e os exageros nas vias públicas? O que poderá vir a ser aplicado em Portugal e na Madeira no futuro ?!

 A maioria dos motards são honestos e cumprem com o código de estrada, mas existe uma pequena minoria de motards que pensa estar por cima de lei, e no fim são os que cumprem honestamente a lei que vão pagar por isto, portanto os motards devem excluir as motos ruidosas e todos aqueles conhecidos por praticar excessos nas estradas dos seus eventos, distanciando-se assim desses indivíduos sem escrúpulos.

A forma mais barata de reduzir o barulho a noite é fechar circuitos à circulação de motos durante a noite, em algumas zonas a tempo inteiro (dia e noite). Reduzir a velocidade na via rápida em zonas onde moradores estão expostos ao ruído durante a noite aos 60KM Hora das 22:00 Horas as 07:00Horas.

Em Paris e mais de uma centena de cidades em França já só é permitido circular a 30KM Hora o que praticamente reduziu o Ruído à metade, Barcelona e muitas outras cidades europeias já fizeram o mesmo. 

A lei em Portugal tem de ser mudada no sentido de permitir confiscar todos os veículos sejam carros ou motos, que sejam utilizados para praticar actos de corrida e poluição sonora na estrada, aqui somente mais um exemplo que existem soluções para este grande problema que temos aqui na Ilha da Madeira, e que já é praticado em países com mais desenvolvimento como a Alemanha ou a Suíça, onde fazer um "cavalinho" na via publica já basta para a justiça confiscar o veículo e vendê-lo em leilão, na Alemanha já foram condenadas pessoas a prisão perpetua por causarem acidentes de carro onde terceiros foram vitimados pagando com a morte o erro dos excessos de quem não tem capacidade de julgar as consequências do seu comportamento na estrada, e que utilizam as estradas como pista de corrida, sim condutores condenados por homicídio de primeiro grau, por tirarem corridas na via pública! Confira neste link traduzido.

Os construtores devem ser obrigados a construir motos mais silenciosas sem truques para aumentar o ruído, como a norma Euro 1, 2, 3, 4 e até 5 permitem para motorizadas homologadas na EU, e onde também muitas destas motos estão proibidas de circular em Certos circuitos de estrada na Áustria (Tirol), e até no Nürburgring que é um dos autódromos de corridas mais famoso do mundo, na cidade de Nürburg, próximo de Colónia e de Frankfurt-am-Main, na Alemanha. 

Cerca de 20 por cento das motos na EU são homologadas já de fábrica com ruído demasiado elevado, Os fabricantes de motos fizeram tanta engenharia de som (ruído) nos últimos 20 anos que as muitas motos são mais barulhentas (já de fábrica homologadas) do que as dos anos oitenta ou noventa.

Muitas motocicletas que são muito barulhentas estão LEGAIS e e cumprem a lei em vigor na Europa que é Regulada pela norma euro 1, 2, 3, 4, e desde 2020 Euro 5. O ruído que pode emitir está no livrete e na chapa de homologação, é legal e muitas motocicletas atingem 98 a 105 decibéis com escape de fábrica! Confira neste link traduzido.

De outra forma não vamos conseguir acabar com este flagelo do ruído que já é uma autêntica epidemia e causa cada vez mais problemas de saúde e morte prematura de pessoas inocentes, devido ao crescimento urbano e ao aumento da procura de soluções de mobilidade e apesar dos carros eléctricos não fazerem tanto barulho está previsto que o ruído vai continuar a aumentar nos próximos anos. 

Quem tem responsabilidade pela polícia e a GNR são os nossos políticos. Estamos em tempo de campanha eleitoral, temos de reclamar este problema de saúde! 

Um carro de polícia não tem capacidade de fazer perseguição de uma motorizada circulando a 200Km Hora na via rápida, a polícia tem de ser apetrechada com uma motorizada de grande potência e à paisana com sistema de medição de velocidade e ruído, e com ajuda de drones, os drones já cá existem para detectar fogos florestais. 

Um bom exemplo acontece na Áustria com o seu sistema de medição de velocidade "Section Control", não é sistema de laser, quem entra no circuito é filmado passado vários quilómetros volta a ser filmado, é calculado o tempo entre os dois filmes, é assim por dizer medição por relógio (contrarrelógios) com a diferença que quem perde são os que gastam menos tempo para percorrer o circuito de medição, este sistema não é tão caro como os de laser que instalados num local fixo, permitem depois da passagem exceder a velocidade! Veja aqui como o sistema funciona:

Link original da imagem

De outra forma não vamos conseguir acabar com este flagelo do ruído que já é uma autêntica epidemia e causa cada vez mais problemas de saúde e morte prematura de pessoas inocentes, devido ao crescimento urbano e ao aumento da procura de soluções de mobilidade e apesar do carros eléctricos não fazerem tanto barulho esta previsto que o ruído vai continuar a aumentar nos próximos anos. 

Os construtores de motos devem ser obrigados a construir motos mais silenciosas sem truques para aumentar o ruído, como aa normas Euro permitem para motorizadas na EU, algumas destas motos estão proibidas de circular em Certos circuitos de estrada na Áustria (Tirol), e até no Nürburgring que é um autódromo de corridas muito famoso, na cidade de Nürburg, próximo de Colónia e de Frankfurt-am-Main, na Alemanha, isto é um bom exemplo para a Madeira seguir! 

Cerca de 20 por cento das motos são homologadas já de fábrica com ruído demasiado elevado, Os fabricantes de motos fizeram tanta engenharia de som (ruído) nos últimos 20 anos que muitas motos são mais barulhentas (já de fábrica homologadas) do que as dos anos oitenta ou noventa.

As fontes:

Pode ler aqui com ajuda do Google Translate, a Áustria está acertando em cheio e bloqueando rotas individuais para Motos barulhentas :  link traduzido

Um sistema automático de detectar ruído, "radar de ruído"que os franceses vão introduzir agora em Novembro para combater o ruído: link traduzido

Uma campanha contra o ruído da Organização Zero (Portugal) do ano passado e com dicas como medir a intensidade do ruído que esta sendo exposto com ajuda do seu smartphone: link

Leia aqui uma entrevista da revista alemã do "der Spiegel" realizado com um policia de trânsito que anda a paisana com uma mota equipada com vídeo, numa das mais zonas afectadas por ruído de motas na Alemanha: link traduzido

Nesta entrevista do "Der Spiegel" um especialista nesta matéria explica como o ciclo de teste é reconhecido, reduzindo assim o ruído electronicamente, comparável ao software fraudulento do Diesel Gate: link traduzido

É assim que funciona a fraude dos canos de escape e que actualmente é legal, uma Ducati Panigale que vai a um máximo de 10.750 rpm com 195 cv. Portanto, aqui temos uma moto de corrida que cumpre o “valor limite” de 80 dB a rodar a 36,6 km / h. De acordo com a Ducati. E se o motorista puxar ao máximo (abrir a torneira) ao acelerar chegamos rapidamente a 120 dB reais (A). Este é o limiar da dor, e 16 vezes e é mais alto do que o normal (é praticamente o ruído de um carro de Formula 1). E polícia nada pode fazer: link traduzido

Para fazer a comparação leia o Artigo que descreve nível de ruído dos carros de Formula 1 em 2017 com um valor de 117,9 dB reais (A): link traduzido

CM: Parabéns autor pelo seu artigo!
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 30 de Agosto de 2021
Todos os elementos enviados pelo autor.

Adere à nossa Página do Facebook (onde cai as publicações do site)
Adere ao nosso grupo do Facebook: Ocorrências CM
Segue o site do Correio da Madeira