O autoritarismo neopopulista

 

G osto de ler o CM, sobretudo como hoje com dois textos inenarráveis de estupidez a cuidar do umbigo. Gosto dos textos sem filtro nem politicamente correcto, vemos muita coisa mas há uma que até hoje ninguém falou! O neopopulismo, um desdobramento do populismo do século XX, mais refinado para classes mais formadas, permitindo que se instale num Estado de Direito, sob forma de regime autoritário, que manipula o seu discurso com a utilização factos consumados. Por alta criação da mentira avulsa que, caso seja liderado por uma pessoa carismática mas, naturalmente populista, guia os seus seguidores com narrativas e ódio, motivos para a luta onde só eles lutam contra seus moinhos de Cervantes e, a população consciente, atura.

Repare-se que este formato permite alimentar uma convivência crispada e tumultuosa com todos, aparentemente na legalidade, tornando os não seguidores os abjectos que devem ser combatidos. É preciso que a Madeira saiba que vive neste ambiente, numa estranha convivência entre a lei e o neopopulismo, porque os pilares da democracia não funcionam, estão controlados pelo neopopulismo. É estranho mas verdade, este agri-doce posiciona-se nos limites legais para preservar a ordem democrática, porque eles desejam a anarquia desde que seja em seu favor mas não de perder o controlo da ordem. É com cidadãos que cumprem que os neopopulistas vegetam e têm sucesso. Nenhuma estratégia funciona sem uma base persistente, uma normalidade.

Meus amigos, um regime autoritário é antidemocrático, com ele, muitas vezes como na Madeira, o poder de decidir está concentrado na mão de uma única pessoa ou grupo, que o exerce, destruindo a ideia da igualdade entre os cidadãos e extinguindo gradualmente a participação popular na política. Geralmente por assédios e medo, porque o regime autoritário alega ter uma legitimidade social para existir, porque os outros são fracos e inferiores, considerando desleal duvidar que o poder lhes seja entregue. O poder popular tem visto ameaças a candidatos nestas eleições, para que desistam e assim minar listas. Estas são as eleições mais democráticas, pela natureza são as que mais candidatos movimentam.

Este tipo de política que, de momento, lhe dá para ofender, pode chegar ao uso da "violência legítima", por legitima defesa dos únicos que podem ter poder. Fico-me por aqui, como já estão a perceber estamos numa fase e não no fim. Tino em lidar com o monstro que temos mas, combater sempre, perderam a lucidez.

Aniquilado o regime Autoritário Neopopulista, a sua pegada perdurará, quais decisões de Donald Trump, nos nossos dias, no Afeganistão.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 23 de Agosto de 2021 16:31
Todos os elementos enviados pelo autor.