As prioridades do Sr. Secretário

 

... e agora temos outro "Gouveia"!

C om a esperada saída do Dr. Pedro Calado para o Município do Funchal e quiçá para a EEM, o Doutor Rogério Gouveia é a pessoa que se segue na difícil pasta das Finanças. Como todos somos inocentes até que se prove o contrário, espera-se do novo Secretário aquilo que solenemente prometeu, isto é, o dinheiro que houver é para as prioridades.

Embora a definição das prioridades não seja da sua vontade mas sim de um Governo Autocrático, o momento foi desaproveitado. Era uma oportunidade para mudar outros intervenientes do pior governo de sempre da democracia da Madeira.

Como o Doutor Rogério Gouveia é, a priori, uma pessoa séria e honesta, espera-se que as prioridades sejam a Saúde, a Economia, o Emprego e a segurança não pactuando com os interesses obscuros de dominam a frágil economia da Madeira.

A realidade da pandemia, mostra que os dinheiros para a Saúde devem ser uma das primeiras prioridades para o Sr. Secretário das Finanças. Não tenhamos dúvidas que o novo Hospital será uma realidade, mas não confundamos a construção com a eficiência de um Serviço que já foi considerado um dos melhores do País. Deverá haver dinheiro para a Construção do Novo Hospital, mas também deverá sobrar dinheiro para equipamentos de diagnóstico (que não avariem) e de um sistema de organização pública da Saúde baseados em atos médicos mais modernos e eficazes. Nenhum País ou Região deseja uma população ativa doente, sem meios para tratar os males crónicos, e por isso a Saúde deve ser de excelência e tendencialmente gratuita para todos.

Sem Turismo não haverá dinheiro para a Construção Civil, ou para o que quer que seja, e por isso o Turismo deverá ser outra prioridade com o investimento público dirigido para as pequenas e microempresas, que pelo seu número representam mais de 63% do Terciário, e não para satisfazer as asneiras infantis do vendedor da Telexfree.

O emprego e a fixação de jovens qualificados, que contrarie os números nefastos da demografia, deverá ser outra prioridade do Sr. Secretário. É preciso uma nova estratégia estruturante para a criação de emprego público e privado, criando regras duras para alguns empresários que ofuscam a qualidade do emprego que roça, em muitos casos, o esclavagismo. O Sr. Secretário, que nunca se esqueça que um povo feliz é um povo que vota e perpetua no poder aqueles que nos governam. O Sr. Secretário faz ideia de quantos madeirenses ganham abaixo do ordenado mínimo? Espera produtividade de quem nem ganha para comer 500g de carne uma vez por mês?

Em tempos de alterações climáticas, de temperaturas extremas, de chuvas e de incêndios que destroem o manto florestal, a Segurança e o Ambiente deverão ser outra imagem de marca deste Governo para os ilhéus e, acima de tudo, para aqueles que nos visitam e nos enchem os cofres não desaparecerem.

Ao Sr. Secretário desejamos a melhor sorte do mundo no árduo trabalho que tem pela frente e que corrija, de uma vez por todas, a imagem de bandalheira e esbanjamento dos dinheiros dos nossos impostos, pelos mesmos de sempre. Não se esqueça que não basta parecer honesto mas ser!

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Terça-feira, 17 de Agosto de 2021 10:19
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.