A JotaMização do Dê-eNe


S inceramente não sei como se vai resolver isto para termos imprensa na região, ou melhor jornalismo, de qualquer quadrante, da escrita, nas emissoras das mesmas playlist todos os dias, na TV com telejornais com o triplo do tempo de países para contentar todas as almas com propaganda. Aquilo que penso e que vou dizer gostaria que fosse entendido como construtivo. Precisamos de uma comunicação social que seja todos os dias como a do continente e não de vez em quando. Significa que seja factual e momentânea, não inserida em agendas que detectamos; não em uma no cravo bem forte e outra na ferradura ao de leve, táctica do parecer plural mas mais plural para uns do que para outros; não no preenchimento de 90% do papel em folhas de passar à frente; não, com sempre, os mesmos a ditar a LEI das coisas, certificados pelo regime como idóneos; não a dar palavra e a escrita a gente sem credibilidade; não a se furtar das notícias e da exploração das mesmas; não do destaque de idiotas do JET7 como deuses e exemplo; não do pacote de promoções das agências que rodam pelos mais destacados do GR e repetem a cartilha por todos os órgãos; não pela redoma noticiosa a amigos que, para além de não terem contraditório, afundaram de vez sem ideias porque nunca são postos à prova, só sai o "positivo" ... e vá lá se saber o que é!

Este "não" é infinito porque toda a comunicação social é controlada pelo poder e o último bastião caiu. Todas as rádios locais pertencem a Jaime Ramos, Avelino Farinha (+ JM) e Luís Miguel Sousa que faz uma perninha na RTP-M e é um dos proprietários do DN a par de Avelino Farinha. Os jornais arrastam-se, completamente no JM e parcelarmente no DN. Estamos para ver quando chega ao momento de limparem os jornalistas que ainda escrevem "entre dentes" e são bons profissionais no DN. Penso que se arrepiam todos os dias e suspiram.

Se o sistema, a máfia montada, o regime que enriquece DDTs para estes comprarem a democracia, a economia e o jornalismo; se o controle de tudo o que mexe, por subsídio-dependência ou compra para gerar silêncio favorável a uma narrativa que interessa para sugar o Orçamento da Região; se a "compra" de partidos e políticos da oposição prossegue, então temos um unânimismo cacique, semelhante a uma consanguinidade que vai matar a Madeira. Se tudo for complacente, pelas mais diversas razões, encapotadas ou não; se as pessoas com pensamento próprio e incomodo são liminarmente silenciadas pela força bruta atingindo seu ganha pão, se a estupidez que vemos na política regional se traduz nos piores a chegarem a ela para terem um tacho; se a falta de ideias e governação disfarçada por propaganda de expedientes, os esquemas para roubo legal de todo o dinheiro fresco que chega, prosseguem .... se todos todos acham que têm o seu quinhão, não seremos a Europa do Atlântico mas sim África, quando perceberem (já o perceberam) que não passamos de Ciganos do Atlântico no Betão do Atlântico virá a mão poderosa de quem de facto sustenta isto, entre 85 a 95%, e meterá ordem.

Ontem alguém escreveu algo interessante, destacou que a mão do "poderoso" vem a caminho e se calhar é por isso que Pedro Calado foge antes que seja tarde. Ele sabe que a Madeira não tem ponta por onde se pegue para se defender, tal como no CINM, apesar de todos os macacos andarem a inventar coisas, vergou-se às evidências, falo da Procuradoria Europeia (link). Quando isto rebentar, não pensem que haverá só a condenação dos políticos e governantes que compactuaram mas também do Jornalismo que nada viu! Aí, não adianta toda a sorte de "cabrões" a mudar de lado, estão marcados. É isso que está a acontecer agora com muitos jornalistas ... escrevam. Às tantas é melhor fazer o "intervalo" do Calado.

As opiniões no JM são um escaparate ou um repositório de alminhas onde quase nenhuma se destaca, porque o todo não consegue se ligar ao que interessa à população e à realidade, existe um código deontológico próprio e tácito que tem por objectivo se destacar pessoalmente para ter sucesso na máfia e não de desenvolver ideias a bem do colectivo. Uns ganham fama pela acusação atrevida mas não passam disso. Até Jardim está queimado, porque apesar de muito estrebuchar para tentar branquear o passado, bem feito para ele, acaba o reinado das obras e da promoção só dos PSDs na cena pública como o promotor da dívida, da mediocridade e da Renovação que vemos. E ele ... consegue estar sempre a dizer que os outros não prestam com a sua estratégia de insultar e denegrir jocosamente. Ó homem, vá gozar as duas reformas que desta imagem não sai, muito menos escrevendo no JM! O DN levou duro golpe com a entrada paulatina da mesma estirpe promovida pelos DDTs. É uma Casa de Horrores ver gente sem idoneidade a opinar e classificar os outros. Todos têm o seu "Dossier de Imprensa", o problema é que dissemina uma imagem que cobre os bons, e estes, percebendo isto, também saem paulatinamente para não se queimarem. Os bons que ainda existem, sem mais remédio porque é seu ganha-pão, ainda não repararam que fazem o papel daquele que é o único a remar numa canoa cheia de ordenanças, se falhar a imagem ... apontarão para eles. Dúvidas?!

Tudo isto e muito mais só termina quando acabar o dinheiro público que alimenta toda uma máquina que não produz e só consome. Somos pobres porque para alimentar a imagem do PSD e o seu monstro há dinheiro, para controlar mas, não para elevar a condição sócio-económica da população. Depois, ainda aparece Pedro Calado com aquele ódio de extremista de direita do Chega ou tiques à Passos Coelho que, empurrado pelos empresários do regime que querem escravizar os madeirenses, precisam de detonar os subsídios sociais como um já fez ao ferry para ... reinar. É ou não por isto que por Pedro Calado, já co-responsável pela desgraça da Madeira, importa abafar os pobres que o regime fez como sendo vadios dos subsídios sociais? Pedro Calado, penso que perdes o Funchal, não vás a correr para um chorudo vencimento na EEM, experimenta passar pelo outro lado de desempregado e vai ao Desemprego, coloca o teu nome e passa por aquilo que os outros passam. Fazia-te bem!

Quem escreveria isto no JM ou DN?

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 14 de Agosto de 2021 06:12
Todos os elementos enviados pelo autor.