Os subsídios sectários


I sto dos subsídios está a fazer correr muita tinta. Começando pelo subsídio extraordinário do Covid, que se aplica em estado de emergência, situação de calamidade e de contingência. Subsídio aprovado pelo parlamento no Orçamento de Estado para 2021 e abrange os profissionais de saúde que contactam directamente com doentes com Covid - 19, além de infectados e suspeitas de infecção com o novo corana vírus.

Não é novidade para ninguém que este subsídio não chegou aos auxiliares dos lares da região estes, como é do conhecimento, ficaram de fora mais uma vez. Tendo todos os parâmetros para o receber. Mas não, esquecidos pelo nosso governo e pela diretora da inclusão social.

Agora, são as ajudantes domiciliares, que irão receber um subsídio de risco, com retroativos desde Janeiro de 2021, rondado mais ou menos o valor de €70. Ou seja, fará parte do recibo do vencimento destes profissionais para sempre. Não é que não mereçam, merecem com toda a certeza. E os profissionais dos lares, não correm riscos???? Mais uma vez colocados na prateleira e esquecidos pelos responsáveis da segurança social? Andam a brincar com estes profissionais e mais uma vez ninguém se move para resolver esta situação, nem dar voz que também o merecem.

Nos lares, também entram utentes, com doenças infeto - contagiosas entre outras. Não será um risco também para estes profissionais? Ou serão apenas as ajudantes domiciliares que correm riscos???? Têm material de protecção, da mesma maneira que os profissionais dos lares. Mas mais uma vez, uns são filhos da mãe e outros filhos do pai. Uma vergonha, como a Segurança Social, tem vindo a tratar os auxiliares de ação direta dos lares. Um desânimo e grande desilusão.

A senhora diretora da inclusão social, e companhia, não sabem o que é um subsídio de risco???? Vou esclarecer!!!! Subsídio - "é aquilo que concorre para um fim determinado = CONTRIBUTO.  Risco: risco de; exponde - se a. Correr risco. Estar exposto a perigo.

Como ficamos então?? Somos ou não funcionais/profissionais fundamentais e com o mesmo objetivo, que é de prestador de cuidados. Estamos ou não todos expostos a variáveis riscos. Pensem mais um bocadinho, senhores governantes e as secretarias que teimam em descriminar profissionais da mesma área e funções. A nossa linda Madeira no seu melhor, a dar mais um belo exemplo de coerência.

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 12 de Julho de 2021 23:55
Todos os elementos enviados pelo autor.