Fama, Reputação e Prestígio.

 

M uitas das nossas oportunidades ou impossibilidades decorrem da forma como somos percebidos pelo próximo. Não é um assunto que só diga respeito apenas a artistas, atletas ou políticos, pois trata-se da forma como somos vistos pelo mundo em nosso redor.

Em termos de imagem pública, podemos desenvolver três formas de expressão: fama, reputação e prestígio. Algumas vezes essas três estão juntas porém, na maioria dos casos, o que temos é uma ou duas delas em ação. Vejamos quais são as diferenças essenciais entre elas:

FAMA

A fama é a forma mais fácil de ser reconhecido, pois não depende de habilidades ou julgamentos de valor. Famoso é aquele que é popularmente conhecido. Pode ser numa esfera local, nacional ou internacional. A fama decorre de uma exposição pública e quanto mais abrangente for a média desta exposição, maior será a fama.

Porém, por ser desprovida de juízo de valor, a fama é dada indiscriminadamente, para quem tem talento, para quem alcança um sucesso, para quem realiza uma proeza, para quem comete um crime ou uma atrocidade, a fama simplesmente destaca o que é, sem que a isso esteja ligado um sentimento de admiração ou estima, necessariamente.

Cristiano Ronaldo é famoso, uma estrela internacional, pois é muito conhecido, porém sua fama é fruto de seu talento extraordinário. 

Joe Berardo é famoso, principalmente pela super exposição no decorrer dum crime em que esteve envolvido, contudo sua fama não é fruto de um conjunto de qualidades apreciadas e sim pelo exercício de abuso e pela condução do crime.

O cantor Rúben Aguiar, é famoso, porém não advém de um talento extraordinário, mas duma estratégia de marketing e da capacidade de saber usar um êxito de outros artista em benefício próprio.

REPUTAÇÃO

A reputação, como sinónimo de fama, é ser conhecido ou reconhecido, porém vai além da fama, pois já se faz algum julgamento, caracterizando pela qualidade (positiva ou negativa) ou nuance de caráter. Ou seja, é produto de um conceito, da ideia que fazemos das pessoas.

Reputações são feitas, mantidas, elevadas ou perdidas. É algo tangível, no sentido que é possível mensurar ou definir a reputação de alguém. A reputação é fruto do conjunto das nossas habilidades, atividades e relacionamentos.

Alberto João Jardim tem uma reconhecida reputação como político por sua maestria, porém ganhou fama de pessoa sem escrúpulos, populista e autoritário, mas não prestígio, ao contrário de Ramalho Eanes por exemplo.

Reputação é a forma como somos percebidos e não depende da fama. Todos temos alguma reputação, um conceito pelo qual somos conhecidos. Muitos se preocupam com a ideia de ter uma reputação a zelar, porém é preciso ter clareza de qual a reputação que estamos propagando, antes mesmo de pensar em mantê-la. A questão é que a reputação é mutável, tanto quanto nossa trajetória de vida também se modifica. É preciso aprimorar valores e qualidades pessoais para aprimorar a reputação. Isso sim é zelar por sua imagem.

PRESTÍGIO

Podemos ser famosos por coisas sem interesse ou obter reputações duvidosas, porém o prestígio só pode ser alcançado pelo reconhecimento de qualidades inegáveis. É fruto do exercício de um talento valorizado, com resultados claros e performance de excelência.

Lurdes Castro obteve um prestígio que está muito além da fama e da sua irretocável reputação, pois é fruto de uma admiração pública e perene. Herberto Hélder obteve um prestígio tão consistente que persiste além de sua própria existência. Seu talento e resultados marcam de forma indelével a imagem que temos dele.

O Dr. António Trindade obteve, ao contrário de outros hoteleiros que só têm fama e reputação duvidosas, um prestígio, reputação e fama pela excelência do serviço, e pela forma de conduzir o negócio, pela maneira de tratar os funcionários.

O prestígio é tão poderoso que mesmo com uma reputação abalada, temos que reconhecer o talento excecional daquele indivíduo, como no caso de Paulo Camacho, que mesmo após o seu envolvimento com drogas, que afetou profundamente sua reputação (sem diminuir sua fama, ao contrário), ainda mantém prestígio como um dos grandes nadadores portugueses de sempre. Melhor, ter o prestígio de Ronaldo, que alia fama, boa reputação e habilidades extraordinárias.

Considerando tudo, qual será o esforço de muitos madeirenses em termos de imagem pública?

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 31 de Julho de 2021 16:30
Todos os elementos enviados pelo autor.