Excluídos da sociedade: os sem abrigo no calhau da Av. do Mar


Bom dia CM e leitores. Agradeço publicação do texto, apesar de não ser denuncia. Trata-se apenas de um pedido de atenção.

C omo muitos funchalenses utilizo a promenade da Avenida do Mar para a caminhada matinal e, como quase todos os dias o faço, vou observando o evoluir da situação. Começou com a chegada do bom tempo. Um dos sem abrigo que frequenta diariamente a Rua do Ribeirinho, junto ao Anadia, "construiu" uma cabana em pleno calhau mesmo em frente à estação elevatória.

Uns dias depois, junto ao muro no lado do mar apareceram umas tendas. Junto ao teleférico pernoita um grupo. Todas esta pessoas, da mesma forma que o comum dos mortais, têm necessidades fisiológicas e hoje de manhã, o passeio construído no calhau parecia uma autentica retrete.

O calhau nesta zona está cada vez mais invadido com toda a espécie de lixo. Eu questiono quem de direito, sem apontar dedos, como é que em plena Avenida, onde passam diariamente centenas de pessoas, ainda ninguém viu esta situação?

Existem organismos públicos cuja área de atuação também abrange esta parte da população. Sinto pena daqueles que, por um motivo ou outro, por falta de opção ou por opção própria, chegaram a esta triste situação. Não consigo aceitar que se gastem milhões em coisas sem utilidade nenhuma e não se arranje uma solução para estas situações. Hoje são eles, mas sendo a nossa cabecinha uma incógnita, amanhã poderemos ser nós.

Lanço então o apelo, escolhendo o CM porque já vi em outras situações ser este o melhor meio para atingir um fim, FAÇAM ALGUMA COISA. Por eles, por nós e pelo ambiente que também agradece.

Obrigada

PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 23 de Julho de 2021 09:14
Todos os elementos enviados pelo autor.

A exclusão social gera uma situação a que, ao lado da ETAR,
as necessidades fisiológicas sejam feitas na rua pelos "renegados".
Um exemplo para pensar na sociedades de escolhidos
e ostracizados que temos.

A Madeira está doente por ganância de alguns com todo o poder,
e egoísmo de outros sem o mesmo.
Ninguém trabalha por uma sociedade justa de equidade.
Um dia obteremos resultados ainda mais visíveis.